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Saiba como aplicar a estratégia Visual Merchandising no seu negócio para impulsionar as vendas

Visual Merchandising

Saiba como aplicar a estratégia Visual Merchandising no seu negócio para impulsionar as vendas

Não basta apenas aplicar ações de marketing externas para aumentar o número vendas do seu negócio, afinal, a comunicação com os consumidores vai além disso.

Para intensificar este relacionamento mais direto e instintivo, a estratégia “Visual Merchandising” é o melhor caminho. Com ela é possível firmar uma identidade persuasiva, que além de se destacar da concorrência, também estimula diretamente o consumo.

O Visual Merchandising é um dos métodos mais eficazes no marketing de varejo, por exemplo, garante uma dinâmica sensorial, estimulando o público-alvo a ficar mais propenso a efetuar determinadas escolhas e compras por impulso.

Existem vários elementos que podem ser utilizados para intensificar as ações do Visual Merchandising. Para saber quais são confira todos os detalhes abaixo, inclusive, as etapas principais para aplicar este tática de comunicação visual de forma eficiente.

Visual Merchandising

Principais elementos utilizados no Visual Merchandising

Compondo a estrutura sensorial de um local, os principais recursos utilizados pelo Visual Merchandising são:

  • Cartazes:

    Além de mais econômicos, os cartazes são peças práticas para viabilizar a comunicação visual entre o público, visto que apresenta uma mensagem rápida e de fácil compreensão.

  • Banners:

    A estrutura mais reforçada dos banners permite que eles sejam utilizados em áreas externas com muita durabilidade. O material, que geralmente é em lona, também pode garantir um apelo visual mais atrativo de acordo com a impressão realizada.

  • Painéis:

    Os painéis combinam elementos tecnológicos, como as luzes, por exemplo, para poder despertar ainda mais a atenção do público. Ideais para áreas externas e com pouca iluminação.

  • Adesivos de vitrine:

    A praticidade dos adesivos permite elaborar o Visual Merchandising de forma extremamente versátil e moderna. Diante das várias opções em formatos, cores e tamanhos, a harmonização do local se torna muito mais fácil e estratégica.

  • Cores:

    As cores tem capacidade de despertar as mais diversas sensações, por isso, utilizá-las estrategicamente, aliando sua representação ao objetivo do seu negócio pode ser uma maneira simples de conquistar determinados impulsos.

  • Insumos sensoriais:

    Não só a visão deve ser aguçada nesta estratégia, apelar para os outros sentidos, como olfato, audição e tato também é fundamental! Para isso músicas, aromas e texturas na decoração podem ajudar a marcar a identidade do seu negócio, assim como criar uma sensação de bem-estar entre os clientes.

Estes elementos têm como objetivo valorizar um local, produto ou serviço, informar, atrair a atenção e principalmente, influenciar o público-alvo a tomar determinada ação.

Eles podem também, elevar a percepção dos sentidos do consumidor através de mensagens diretas ou subliminares.

Para que o Visual Merchandising seja eficiente é extremamente necessário, que estes recursos citados acima sejam elaborados com base em estudos da rotina de consumo do público-alvo e planejamento estratégico.

 Como aplicar o Visual Merchandising de forma eficiente?

Aqui vão algumas dicas para executar o Visual Merchandising no seu negócio de forma estratégica e eficiente.

  1. Faça um planejamento das metas e prazos para conquistá-las

Cada elemento utilizado no Visual Merchandising requer um período para garantir o resultado almejado, assim como, é direcionado par determinado tipo de público e local.

Por isso, antes de definir qual será utilizado entre cartazes, banners, painéis, adesivos e outros elementos, faça uma pesquisa criteriosa, abrangendo desde o que deseja alcançar, como será a interação com o público-alvo e o melhor local para fazer esta abordagem.

Um bom exemplo que podemos dar é uma comparação entre um cartaz e um adesivo. Enquanto o cartaz, devido ao material e exposição localizada, geralmente atinge um público mais interno por um tempo mais curto, o adesivo, que é mais resistente pode prolongar o período de abordagem, inclusive, a extensão, quando usado em um veículo que circula por diversos locais.

Cada um possui vantagens e desvantagens, que variam conforme o objetivo, local e tempo de exposição. Diante disto, estude suas metas e veja qual deles se encaixa mais as suas expectativas.

  1. Atenção ao Layout do local

Não basta apenas aplicar os elementos do Visual Merchandising na vitrine, balcão ou fachada do seu negócio, é preciso que eles se harmonizem e completem a estrutura do local.

Para isso, utilize cores que além de representar sua marca, também estimulem determinadas ações.

Saiba que a decoração também influencia muito na percepção positiva do público-alvo, por isso, não deixe de investir em um estilo significativo para seu negócio. Nada de colocar as coisas aleatoriamente só porque lhe agrada pessoalmente.

Padronizar e personalizar o ambiente podem ser ações bem simples, mas com muita eficiência, inclusive, você pode contar com estratégias práticas, como o uso de adesivos, por exemplo.

Lembre-se, a estrutura sensorial de um lugar propicia o conforto necessário para prolongar o período que este usuário permanece no local, que consequentemente pode resultar em mais compras.

Visual Merchandising Layout

  1. Atenção na qualidade dos elementos visual 

Como dito mais acima, cada recurso do Visual Merchandising serve para determinada reação, entretanto, independente de qual seja o escolhido, um fator é extremamente importante para garantir a eficácia da estratégia, sua qualidade gráfica.

Todo o processo, desde a elaboração da arte à impressão final, deve seguir um protocolo de qualidade, a fim de garantir que o projeto digital seja fiel à realidade, e logo, exerça seu principal objetivo, seja ele informar, atrair a atenção, como também influenciar a compra.

Cores vibrantes, melhor resolução, formatos e designs variados, tudo isso influencia diretamente na percepção positiva do público-alvo.

Visual Merchandising Qualidade

Por isso vale muito a pena investir na qualidade final do seu produto, para que todo o estudo e planejamento das ações do Visual Merchandising não vão por água abaixo.

Uma dica é contar com o profissionalismo e tecnologia de alta da gráfica on-line Move Arte.

Além de oferecer os sistemas de impressão mais modernos e eficientes, como por exemplo, a tecnologia UV (Ultravioleta), a gráfica também garante os mais diversos produtos de comunicação visual para completar seu plano de ação do Visual Merchandising.

Outra grande exclusividade da gráfica, é o serviço de contratação da criação, que possibilita que sua arte seja elaborada por profissionais especializados, que certamente oferecerão o melhor, cumprindo todas as especificações e exigências particulares de cada cliente.

Estas são as três etapas primordiais para que seu negócio se transforme através da estratégia de Visual Merchandising.

Não deixe de buscar novas soluções em marketing e comunicação visual para sua marca, afinal, a concorrência cresce a cada dia e manter seu espaço é essencial.

 

 

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