Blog

Rotulo Adesivo – Tudo que você precisa saber

Em um dia comum, é provável que você acorde, tome um banho usando seus itens de higiene preferidos, depois coma um café da manhã reforçado. Só nesta pequena parte da sua rotina, você utiliza vários produtos, todos eles com embalagens, e uma boa parte com rótulos adesivos.

Pode reparar: esse tipo de etiqueta autocolante está presente em todos os lugares, desde os lares até as grandes indústrias.

Mas afinal, o que é um rótulo adesivo? Desde quando ele existe e quando foi que ele ganhou toda a popularidade que tem hoje? Quais são os diferentes tipos de material de que ele pode ser feito? E como é possível retirá-lo de garrafas e potes para poder reutilizá-los?

Essas e outras dúvidas nós vamos responder neste artigo. Continue lendo e descubra tudo o que você sempre quis saber sobre rótulos adesivos!

Aqui você vai encontrar:

  • O que são rótulos adesivos?
  • Um pouco de história
    • O rótulo autocolante
    • As impressoras jato de tinta e a laser
    • Como é feito hoje?
  • Tipos de rótulos adesivos
    • Rótulo adesivo de poliéster
    • Rótulo adesivo vinil
    • Rótulo adesivo BOPP
  • 6 maneiras fáceis de remover rótulo de potes
    • Vinagre de álcool
    • Secador de cabelo
    • Óleo vegetal
    • Bicarbonato de sódio
    • Acetona
    • Freezer
  • Seu rótulo adesivo na Move Arte

O que são rótulos adesivos?

Os rótulos adesivos nada mais são do que pedaços de papel, plástico ou outro material semelhante que são feitos para serem colados em outro objeto por meio de uma camada de adesivo em sua parte traseira. Eles estão por todo lugar: nos produtos do supermercado, em lembrancinhas de festas e muito mais.

Isso porque o ótimo acabamento de um rótulo, além da utilização de fontes adequadas, imagens criativas e cores vibrantes fazem toda a diferença na hora de personalizar um produto e de chamar a atenção dos consumidores finais.

Um pouco de história

Você sabia que a origem dos rótulos adesivos remonta dos anos 1880? Eles começaram a ser utilizados por artistas europeus, com o objetivo de chamar a atenção dos clientes. Apesar de muito simples, a ideia de colar uma etiqueta colorida em um produto a fim de vendê-lo se provou muito eficaz e perdura até hoje.

Historia Rotulo Adesivo

O rótulo autocolante

Esses primeiros rótulos eram feitos de papel e sua aplicação era realizada de forma manual: passava-se cola com um pincel na parte traseira da etiqueta e, depois, ela era pressionada sobre o produto. O processo quase artesanal tornava mais difícil, por exemplo, realizar a produção em massa.

Então, por volta de 1932, um empreendedor chamado R. Stanton Avery criou um produto revolucionário: as etiquetas autocolantes. Avery combinou partes de maquinário usado com uma serra de sabre a fim de fabricar rótulos que poderiam ser aplicados em praticamente qualquer coisa.

As impressoras jato de tinta e a laser

As etiquetas autoadesivas ganharam popularidade próximo à Segunda Guerra Mundial. Entretanto, nessa época, a impressão dos rótulos tinha baixa qualidade e, se quisessem uma definição maior, os consumidores tinham que gastar muito dinheiro.

Isso até os anos 1980, com a invenção das impressoras jato de tinta. Por contarem com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, garantem melhor qualidade da imagem impressa e permitem a produção de rótulos em larga escala.

E, com os avanços tecnológicos, especialmente o surgimento da impressora a laser – que permite resultados de alto padrão –, era inevitável que o rótulo adesivo se tornasse a maneira ideal de identificar documentos, produtos à venda e muitos outros itens.

Como é feito hoje?

Atualmente, a realidade dos rótulos adesivos inclui impressão de alta tecnologia e qualidade, além de uma grande variedade de materiais que permitem que eles sejam utilizados em embalagens de diferentes formatos e também em produtos que enfrentam as mais diversas condições, como umidade e altas temperaturas.

Além disso, como hoje as impressoras a laser têm um preço muito mais acessível, é mais barato imprimir as etiquetas, tanto em pequena escala quanto em nível industrial. Fora que o advento da internet e de programas de design avançados também permitem uma customização maior da arte dos rótulos, que estão se tornando cada vez mais criativos e atraentes.

Tipos de rótulos adesivos

Escolher o melhor rótulo adesivo para lembrancinha ou para identificar o seu produto é essencial. Afinal, você quer que a etiqueta seja fácil de colar, que chame a atenção do seu público-alvo, que a impressão dure bastante e que o rótulo fique fixo por muito tempo na embalagem, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos os tipos mais comuns de rótulos que existem e listamos as principais características de cada um deles. Assim, você escolhe qual é o ideal para o seu objetivo. Saiba mais!

Rótulo adesivo de poliéster

Este material apresenta alta estabilidade e não encolhe quando é submetido a altas temperaturas. Costuma ser utilizado para compor etiquetas, rótulos e adesivos promocionais, podendo inclusive ser aplicado em motores elétricos e automotivos que atinjam até 120ºC. Também funciona bem para souvenir e outros itens que serão resinados posteriormente. Na Move Arte, temos as opções de cores dourado e prata.

Rótulo adesivo vinil

Este tipo tem como grandes vantagens sua flexibilidade e sua versatilidade. Por conta de possuir alta aderência, o vinil é ótimo tanto para aplicação em superfícies planas quanto curvas. As folhas desse material também apresentam outro benefício: podem ser cortadas em praticamente qualquer forma e tamanho, inclusive formatos especiais. Aqui na Move Arte, você encontra rótulo adesivo de vinil com brilho, fosco ou transparente.

Rótulo adesivo BOPP

A sigla vem do inglês Bi-axially Oriented PolyPropyleneé, que significa Polipropileno Biorientado. Trata-se de um rótulo feito de filme plástico que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por apresentar uma grande versatilidade de acabamentos. Caracteriza-se por ausência de elasticidade e, por esse motivo, é recomendado somente para produtos de superfícies não flexíveis, como recipientes de plástico e de vidro, por exemplo. A Move Arte fornece rótulos adesivos BOPP brilho e fosco.

6 maneiras fáceis de remover rótulo de potes

Remover Rotulo Embalagem

Estamos na era do consumo consciente e os muitos benefícios de reciclar ou de reaproveitar tudo o que for possível são de conhecimento geral. Porém, quando a embalagem que você pretende reutilizar possui um rótulo adesivo, pode ser difícil realizar uma limpeza eficaz antes de dar ao pote uma nova função.

Muitas vezes, mesmo que você consiga retirar boa parte do rótulo, ainda podem ficar sobrando resíduos de cola, que deixam a superfície grudenta, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois, com algumas dicas simples, é possível removê-los de praticamente qualquer tipo de material. Saiba mais!

1. Vinagre branco

Este método funciona bem em superfícies de vidro, plástico e metal. Comece retirando a maior parte do rótulo possível, utilizando uma espátula ou até um cartão de crédito. Evite instrumentos afiados, que podem danificar a embalagem.

Em seguida, embeba um pano limpo ou uma folha de papel-toalha em vinagre branco e coloque na área em que há cola, envolvendo-a. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos para o solvente agir. Por fim, remova os resíduos com as unhas ou uma ferramenta de plástico. Repita o processo, se necessário.

2. Secador de cabelo

A técnica funciona melhor em potes de vidro ou de metal, já que os de plástico podem ficar deformados devido ao calor. Primeiro, com as unhas ou uma espátula plástica, levante um dos lados do rótulo. Vá puxando até onde for possível, mas pare se houver resistência, evitando rasgos.

Agora, aponte o jato de ar quente de um secador de cabelo diretamente sobre a parte do rótulo adesivo que estiver mais próxima de onde você parou de puxar. Espere que o calor amoleça a cola por cerca de 1 minuto, com o aparelho na temperatura máxima. Desligue o secador e puxe mais uma parte da etiqueta.

Repita o processo na próxima seção do rótulo e continue até que ele saia inteiro. Para finalizar, lave o pote com água e sabão, eliminando, assim, qualquer resto de cola.

3. Óleo vegetal

Deixe a embalagem de molho em água morna por 10 minutos. Escorra tente tirar ao máximo o rótulo. Este método é perfeito para potes de plástico e de vidro com resíduos de cola resistentes.

O próximo passo é espalhar óleo vegetal – utilizando as mãos, papel-toalha, um pano ou uma esponja macia – por toda a superfície, focando nos pontos em que o adesivo está mais concentrado. Você pode usar o produto que tiver em casa, como óleo de soja, canola, girassol e até azeite de oliva. Após 10 minutos, lave o pote com água morna e sabão para eliminar os restos da etiqueta adesiva.

4. Bicarbonato de sódio

Trata-se de uma boa opção para potes de vidro e de plástico, mas não é recomendável para os de metal, uma vez que podem enferrujar. Comece escolhendo uma tigela ou bacia em que o seu pote caiba inteiro, seja na horizontal ou na vertical.

Depois, cubra-o com uma mistura de 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de água morna. Certifique-se de que a embalagem fique imersa, tirando a tampa ou colocando um peso sobre ela. Deixe de molho por 30 minutos. Passado esse tempo, retire os rótulos com as mãos ou utilizando uma esponja macia.

5. Acetona

Inicie removendo, com a mão, o máximo que conseguir do rótulo. Para facilitar, você pode deixar o frasco de molho em água morna com sabão por 10 minutos.

Em seguida, coloque um pouco de acetona ou removedor de esmaltes em um pano, uma esponja ou uma folha de papel-toalha. Esfregue nos resíduos, realizando movimentos circulares. Reaplique quantas vezes for necessário para limpar bem e finalize lavando com água e sabão.

O método pode ser utilizado em potes de vidro, mas a acetona pode danificar embalagens de plástico. Nesse caso, é possível utilizar álcool isopropílico, mas o produto não permite um resultado tão eficaz quanto o do removedor de esmaltes.

6. Freezer

Pode parecer estranho, mas esta é uma ótima solução para remover rótulos adesivos feitos de papel que estiverem colados em embalagens de plástico. Primeiro, coloque o pote vazio na parte mais gelada de seu freezer. Deixe de um dia para o outro, tentando abrir a porta o menor número de vezes possível, a fim de manter a temperatura constante lá dentro.

Em seguida, basta remover o rótulo com as mãos, já que o ar frio terá ajudado a soltar a cola. Se houver resíduos, você pode utilizar uma esponja macia e retirá-los com água morna e sabão.

Seu rótulo adesivo na Move Arte

Procura etiquetas e rótulos adesivos personalizados em Campinas? A Move Arte é uma gráfica especializada nesse tipo de solução, oferecendo alta qualidade, preços baixos, atendimento online, produção em 48h e entrega rápida. Realizamos impressão tanto de etiqueta individual quanto em formato de cartela.

Individual ou Cartela

Possuímos maquinário próprio e contamos com a tecnologia de impressão UV. Nesse processo, é feita a emissão de luz ultravioleta sobre a tinta imediatamente depois da impressão. A secagem, então, acontece instantaneamente, o que garante um produto com acabamento mais fino e de alto padrão.

Além disso, na Move Arte você encontra uma grande variedade de tipos de etiquetas e rótulos adesivos. Oferecemos as opções de rótulo de poliéster em prata ou em dourado, rótulo BOPP com brilho ou fosco e rótulo de vinil com brilho, fosco ou transparente.

Quer fazer seu rótulo personalizado por metro quadrado? Ligue para (19) 3381-2092 ou clique aqui. Aí, basta escolher o material que deseja, preencher as medidas de altura e de largura, fazer o upload de sua arte, selecionar as opções de acabamento e corte e finalizar clicando no botão de compra. Mais fácil, impossível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *