Blog

Precisando de um Designer? Saiba a diferença entre os três principais segmentos da área

Designer

Precisando de um Designer? Saiba a diferença entre os três principais segmentos da área

Sabe o que a mobília da sua casa, uma página da internet ou até mesmo um panfleto de supermercado têm em comum? Todos eles foram elaborados por um tipo de designer.

O design faz parte da nossa vida e está presente em tudo, estimulando diversos sentidos desde a visão ao tato, como também despertando determinadas reações, de acordo com seu objetivo.

Vale destacar, que apesar de estar ligado diretamente às formas, o design não se resume somente a isso. A funcionalidade que ele traz aos objetos, ambientes e demais elementos, o torna um processo estratégico e eficiente para diversos fins, principalmente ao marketing.

Assim como sua abrangência é vasta, seus segmentos também são, por isso, há profissionais diferentes para cada tipo de design, como veremos a seguir.

Confira agora a diferença entre os designers e saiba qual pode ser o mais indicado para executar seu projeto!

Design Gráfico

O designer Gráfico é responsável pela elaboração de diversos componentes visuais. Pode abranger tanto projetos digitais como impressos, por isso, é considerado uma vertente do Design de Comunicação e Web Design.

Esta carreira permite inúmeras especializações, entre elas as áreas técnicas de:

  • Tipografia: criação de estilos de fontes e composição de um texto para impressão.
  • Ilustração: composição de imagens para acompanhar textos, agregando mais informação.
  • Identidade visual: elabora o logo, símbolo e até o nome que poderá representar determinado negócio.
  • Embalagens: cria a arte que irá trazer as informações estratégicas em textos, cores e ilustrações para garantir a atração a determinado produto.
  • Diagramação: disposição de elementos gráficos em um espaço, como por exemplo, um jornal.
  • Sites: responsável pela criação do layout das páginas, aliando estética a funcionalidade.

O design gráfico também é responsável pelo segmento de motion design, que significa conteúdo de animação, que envolve a criação de vídeos, jogos e outros conteúdos interativos.

Design de Produto

Este tipo de design também é responsável pela identidade visual de um projeto, porém, neste caso, especificamente de um produto.

O trabalho de um designer de produto é baseado na criação de soluções funcionais e estéticas de determinado elemento, priorizando assim desde o tipo de material à ergonomia, praticidade e beleza.

Este profissional elabora desde o desenho de um produto à seleção da sua matéria prima, processo produtivo até o tipo de comercialização mais adequada.

Entre as principais áreas de atuação de um design de produtos, podemos destacar:

  • Produtos físicos: desenha, faz protótipo, testa e ajusta determinadas modificações físicas ou cria elementos totalmente novos.
  • Produtos Digitais: desenvolve um produto ou serviço que utiliza um software e oferece algum tipo de utilidade, como por exemplo, aplicativos.

Design de Ambientes (Interiores)

Aqui o segmento é um tanto quanto diferente dos anteriores. Neste design, a incorporação de elementos visuais não é feita para projetos digitais ou impressos e sim em ambientes.

Há ainda a diferença entre o design de ambiente e o interior, este último atua especificamente em espaços limitados e internos. Já o Design de Ambientes compreende também áreas externas, por isso vamos focar mais nessa modalidade.

O Design de Ambientes atua na concepção de elementos estruturais de determinado local, fundamentado na ergonomia, estética e funcionalidade.

Entres estes elementos elaborados por um design de interior, os mais comuns são:

  • Layout do projeto
  • Efeitos cênicos
  • Aplicações de tendências e novidades técnicas
  • Desenvolvimento de peças exclusivas

Confira como o Design Gráfico pode ajudar a melhorar seu negócio

Seja qual for seu ramo profissional, saiba que o design gráfico pode ajudar a impulsionar seu negócio.

Afinal, por trás desta atuação, há todo um estudo complexo de como atingir melhor determinado público-alvo, assim como propiciar melhorias e funcionalidades para agregar mais valor a cada projeto.

Um grande exemplo, que podemos dar é na hora de elaborar sua estratégia de divulgação.

Sem dúvidas, esta etapa necessita das habilidades de um designer gráfico, a fim de promover o Branding ideal do seu projeto.

Este processo criativo, responsável pela construção de mensagens, a fim de gerar certas reações, engloba um estudo minucioso de quais serão os melhores elementos visuais para atingir seu público-alvo.

Não basta apenas ter preferência a certos componentes, entre cores, tipografias e ilustrações, é preciso saber o que eles representam e o que podem estimular em cada pessoa.

Além disso, a harmonia entre eles é fundamental para que a peça seja agradável e atrativa aos olhos do consumidor.

Por isso, contar com um designer gráfico pode fazer o diferencial, principalmente em relação à concorrência.

Se você precisa de um projeto gráfico que atenda a todos estes critérios de funcionalidade e estética, saiba que na Move Arte (gráfica virtual) existe um time especializado nas mais atuais técnicas de design e impressão.

Entre os principais projetos gráficos desenvolvidos pela Move Arte, os mais pedidos são:

  • Adesivos
  • Rótulos
  • Banners
  • Panfletos
  • Folhetos e Flyer
  • Folders
  • Faixas

Com tecnologia de primeira e seguindo as principais referências do segmento visual, a Move Arte garante a eficiência e qualidade do seu projeto.

Além de todo o processo exclusivo de criação, a impressão UV propicia resultados cada vez mais fieis a realidade. Potencializando cada elemento visual, desde as cores, ilustrações às informações de cada peça.

Todas as etapas de criação gráfica são priorizadas, a fim de que o resultado cumpra as expectativas tanto do cliente, como do consumidor.

Caso você já tenha sua arte pronta, não deixe de garantir uma impressão de qualidade, afinal, isso pode influenciar na qualidade final da sua peça.

Há outros produtos personalizáveis que podem ajudar na prospecção de novos clientes, por meios de diversas estratégias. Para saber mais, entre em contato com a Move Arte e conte com especialistas de Design Gráfico, Comunicação Visual e Impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *