Blog

O que significam os termos graficos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

O que significam os termos graficos
O que é CMYK

Pode parecer confuso no começo, mas estes termos gráficos, que são extremamente comuns em projetos enviados á gráfica, se referem às cores presentes em um determinado material gráfico.

As cores CMYK são muito utilizadas no sistema de impressão, seja nos jornais ou em panfletos, essas cores são que melhores se destacam nesse tipo de método. A sigla CMYK representa quatro cores que são essenciais para que o método funcione.

Caso deseje se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do artigo As cores CMYC no sistema de impressão

Termos Gráficos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4

Produto 1×0 é impresso com sua frente em preto-e-branco (“uma cor”), com seu verso permanecendo sem impressão (“zero cores”).

Produto 1×1 é impresso em preto-e-branco em ambos os lados da página.

Produto 4×0 é impresso com sua frente em cores CMYK (“quatro cores”), com seu verso permanecendo sem impressão. Um folheto simples, por exemplo, poderia seguir este padrão – com uma arte e as informações necessárias na frente, e um fundo branco no verso.

Produto 4×1 tem a frente (ou verso) em cor, com o lado oposto sendo impresso em preto-e-branco. Ou seja, informações (como textos) podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor.

Por fim, o modelo 4×4 indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contém informações (arte e texto) dos dois lados do impresso.

Na página de produtos da Move Arte, oferecemos diversas opções de personalização para a escolha correta no seu projeto.

Abaixo exemplificamos em detalhes as diferenças para fácil compreensão dos tipos de cores em material impresso:

Cores no material impresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *