Montagem de arquivo para impressão utilizando Corel Draw

A seguir vamos demonstrar como criar um novo documento para impressão no Corel Draw. Alguns detalhes devem ser observados para deixar seu arquivo pronto para impressão.
Vá ao Menu Superior > File [Arquivo] > New [Novo].

Atalho = CTRL+N

Criar Novo

Em seguida você pode definir o nome e as medidas do documento.

Importante: Selecione a opção CMYK no campo Primary color mode e insira no campo pelo menos 300dpi no campo Resolution.

Em seguida clique em OK.

Corel 02

 

Com o seu arquivo aberto vá ao Menu Superior > Tools [Ferramentas] > Options [Opções].

Corel 03

 

Na janela Options, abra a opção Workspace [Área de trabalho]  e no menu a esquerda Page Size [Tamanho da página].

No painel Bleed [Sangria] coloque a medida de 3mm no campo editável e acione a opção ‘Show bleed area’ [Mostrar área de sangria].

Corel 05

 

Ainda nessa janela, vá ao menu à esquerda em Guidelines [Guias] em seguida na Aba Presets [Pré-definidos]. No menu selecione a opção ‘User-defined presets’. Selecione a opção Margins, coloque pelo menos 3mm em todos os campos. Clique em OK

Corel 06

Utilizar imagens na sua arte deve ser realizada com muita atenção, pois mesmo que a imagem fique boa visualizando no seu monitor não necessariamente será uma impressão em alta definição.

Lembre-se que a imagem no computador é RGB e a impressão é feita em CMYK, recomendamos a leitura desse artigo: Diferença entre RGB X CMYK

Recomendamos quando possível, apenas imagens do tipo Vetor ou bitmap. Quanto maior o DPI (dots per inch- pontos por polegada ) melhor será a qualidade e nitidez do seu impresso.

Veja um exemplo:

Corel 010

Acima vemos uma imagem em 72 DPI e outra em 300 DPI. Note a grande diferença de qualidade visual, o que certamente será replicado para a impressão.

Para garantir que sua imagem esteja adequada para impressão ela deve possuir uma definição de pelo menos 300dpi. Ao ser impressa com essa definição é garantido que seu impresso fique em alta qualidade.

Você possivelmente ja ouvir o termo “imagem pixelizada” ou aspecto “embaçado”, isso é devido a imagens de baixa definição.

Para verificar se a imagem no seu documento está em alta definição, você precisa seguir as seguintes etapas:

Acesse: Menu Superior > Window [Janela] > Dockers [Abas] > Object Propertiess [Propriedades do objeto].

Corel 07

Uma aba se abrirá no lado direito de sua tela próximo a paleta de cores. Clique na imagem que deseja verificar e certifique-se de que sua imagem esteja no Color Mode CMYK e com resolução de pelo menos 300dpi. No caso abaixo, a resolução está apropriada para impressão (300dpi), e a imagem está em CMYK.

Corel 08

Caso a resolução esteja menor que 300dpi é preciso usar outra imagem de maior resolução. Se o modo de cor estiver em RGB, é possível convertê-la em CMYK indo ao Menu Superior > Bitmap [Bitmap] > Convert to Bitmap [Converter em Bitmap].

Insira pelo menos 300dpi no campo ‘Resolution’ [Resolução] e selecione a opção CMYK, no campo ‘Color mode’ [Modo de cor]. Marque as duas opções no painel ‘Options’ e clique em OK.

Corel 09

 

Para garantir uma impressão fiél e de qualidade, sempre desenvolva sua sua arte no modo de cor CMYK desde o começo, caso não tenha feito isso, siga o tutorial abaixo para converter sua arte para CMYK.

Para transformar o modo de cor para CMYK no Corel Draw é preciso selecionar os objetos que estão em RGB ou Pantone e convertê-los para CMYK individualmente.
Vá ate o Menu Superior > File > Document Properties

Corel 11

 

 

 

 

 

Na janela Corel que será aberta, contém informações técnicas do arquivo. Nela podemos ver quantos objetos estão em RGB e se são imagens [bitmap].

Corel 012

Agora que descrobrimos que existem elementos que não são CMYK vamos localizar cada elemento e convertê-los para o modo de cor CMYK.
Para isso acesse o Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] ou tecla de atalho CTRL + F.

Corel 013

A Dock será aberta para localizar os objetos. Selecione Find Objects [Localizar objetos] > Edit Query  e selecione Bitmaps. Clique em Find All [Localizar Todos].

Corel 014

Com os objetos selecionados, vá ao Menu Bitmaps > Mode > ‘CMYK Color (32-bit)’. Com essa opção, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.

Corel 015

Para confirmar se tudo esta ok, volte ao Menu Superior > File > Document Properties e confira se há algum objeto ou imagem em RGB. Conforme vemos abaixo esta tudo correto em CMYK.

Corel 016

Após confirmar que está tudo convertido para CMYK e sua arte já estiver aprovada, você pode salvar o arquivo em PDF/X-1ª conforme demonstrado no item “Como gerar um arquivo em PDF/X-1a” do nosso guia de montagem de arte.

 

 

As fontes são conjuntos de estilos de letras e quando instaladas em seu computador, você poderá usá-las para qualquer composição de arte para qualquer arquivo que estiver montando.

Entretanto, quando o arquivo é aberto em um computador diferente do que tenha sido usado para a criação da arte, podem ocorrer problemas com a aparência, pois a fonte pode não estar instalada no computador. Isso significa que o software não tem as informações necessárias para possibilitar a edição apropriada dos textos.

Por isso é importante que ao finalizar a edição você converta suas fontes em curva ou incorpore suas fontes no arquivo, nesse caso, salvar o arquivo em formato PDF/X-1A.

É recomendável que antes de realizar essa atividade, salve seu arquivo com fontes editáveis com outro nome, pois após realizar esse processo, suas fontes não serão mais editáveis.

Para transformar seus textos em curvas você deve ir ao Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Pesquisar e Substituir].

Corel 013

A Dock será aberta para localizar os objetos. Selecione Find Objects [Localizar objetos] > Edit Query  e selecione Artistc Text. Clique em Find All [Localizar Todos].

Corel 017

Com as fontes selecionadas, vá ao Menu Objects> Convert to Curve. Isso irá converter todos textos artisticos em Curvas.

Durante a criação você também pode selecionar individualmente cada fonte e realizar o processo com o botão direito do mouse e selecionar Convert to Curve ou utilizar a tecla de atalho CTRL + Q.

Corel 018

Deixar seu arquivo pronto para impressão no Corel Draw é simples e rápido, acesse o menu superior > File (Arquivo) > Publish PDF [Publicar em PDF].

Corel 019

Em seguida você precisa escolher a pasta destino para salvar o arquivo. Então você deve colocar o nome de sua preferência no documento e no canto direito inferior clique em ‘Settings’ [Configurações].

Corel 020

Na janela de configurações do PDF, na aba ‘General’ [Geral] no campo ‘PDF Preset’ [Predefinição] escolha no campo ’Compatibility’[Compatibilidade] PDF/X-1ª.

Corel 021

Em seguida na Aba ‘Prepress’ [Pré Impressão] marque a opção ‘Bleed Limit’ e no campo coloque a medida de 3mm. Marque também a opção ‘Preserve halftone screen information’. No painel ‘Printer’s marks’ marque as opções ‘Crop Marks’ [Marcas de Corte] e ‘Registration Marks’ [Marcas de Registro].

Corel 022

Para finalizar, clique em OK e em seguida salve o documento.

 

Para textos, linhas finas e pequenos elementos : o preto deve ser sempre usado de forma pura, ou seja, preto(K) 100%.

Veja abaixo:

Corel 024

No entanto para impressão de grandes áreas no caso de fundos (e algumas vezes, imagens), o preto deve ser usado em sua configuração composta, ou seja, Ciano(C) 30%, Preto(K)100%.

Esta configuração é conhecida como “preto calçado” ou “preto chapado”. Para fundos chapados e grandes áreas, sua paleta de cores deve estar configurada conforme o exemplo abaixo:

Corel 023