Blog

Menos é mais: Saiba tudo sobre o Flat Design, nova tendência de criação visual que vem dominando o mercado

Saiba tudo sobre o Flat Design

Menos é mais: Saiba tudo sobre o Flat Design, nova tendência de criação visual que vem dominando o mercado

A nova tendência de criação visual, denominada Flat Design veio para mudar totalmente o conceito, de que para atrair a atenção de determinado público é preciso apelar para o maior número de elementos gráficos, cores e texturas faux-realistas.

Devido a esta poluição visual gerada pelas estratégias desesperadas, que grandes marcas e empresas utilizam para se destacar entre os concorrentes e impressionar seu público-alvo, o objetivo final de tal ação, muitos vezes acaba se dispersando.

Foi ai que este novo conceito Flat Design surgiu, a fim de garantir uma mensagem mais direta e efetiva, melhorando a comunicação com o público.

Quando o layout é reduzido ao essencial, o conteúdo acaba sendo mais valorizado, atraindo assim a atenção para o que deve ser realmente priorizado.

Outra grande prioridade do Flat Design é a usabilidade das criações, ou seja, se um aspecto não serve para nenhum propósito funcional, é considerado como uma distração da experiência do usuário. Diante disto, a estética digital é cada vez mais simples e clássica.

Principais características do Flat Design

Ser clean é a marca registrada desta nova tendência do Web Design, que evita determinados efeitos, que possam poluir e causar uma interferência visual.

Simplificando as informações e os elementos estéticos do projeto gráfico, o Flat Design pode ser caracterizado pelas seguintes qualidades:

  • Tipografia minimalista: Sem serifas, denominas Sans serif, estas letras garantem uma percepção visual mais limpa e nítida.
  • Texto conciso e direto: Informar o máximo possível com o menor número de elementos.
  • Ilustrações abstratas ou planas: Designs abstratos podem garantir mais formalidade nas ilustrações. Nada que remeta a profundidade ou realidade deve ser adicionado para facilitar ainda mais a interpretação visual.
  • Blocos de cores sólidas: Utilizar bons contrastes e cores chapadas, entre primárias e secundárias. Os tons devem ser vibrantes, entretanto, sem matizes e tonalidades. Desta forma o significado das cores pode ser rapidamente compreendido.
  • Bordas nítidas: Evite bordas chanfradas, gradientes, com sombras ou reflexos, pois o objetivo é transmitir a mensagem de forma rápida e ilustrações detalhadas podem prejudicar esta concepção.

Não se esqueça! O principal objetivo do Flat design é facilitar a compreensão e logo, a interação dos usuários, por isso vale a pena destacar que aqui: Menos é mais!

Veja o exemplo do logo da gigante Google.

Menos é Mais

Como utilizar o Flat Design em cada recurso de Comunicação Visual

Apesar de parecer bem simples, o conceito de Flat design baseado em usabilidade, requer um planejamento minucioso das informações, cores, tipografia entre outros elementos visuais.

Visto que cada recurso gráfico possui determinadas características físicas, incluindo tamanho, material e tecnologia, utilizar o Flat design respeitando estes aspectos não é nada fácil.

Para ajudar nesta compreensão, reunimos aqui os três principais elementos utilizados na comunicação e as formas mais práticas e eficazes de inserir o Flat Design durante cada criação visual.

Rótulo

Com a finalidade de atrair a atenção do consumidor e informar sobre determinado produto, o rótulo é um dos recursos de comunicação visual que mais pode ser beneficiado pelo estilo Flat Design.

A começar, que objetividade sempre foi uma forte característica deste elemento gráfico, afinal, o objetivo é levar a mensagem de maneira mais rápida, fazendo com que em apenas uma visualizada na prateleira, por exemplo, o consumidor já possa entender sobre o que se trata.

O rótulo seguindo a composição visual Flat design deve conservar ou até mesmo minimizar ainda mais esta objetividade de informações.

As ilustrações em fotos ou imagens realistas são substituídas por ícones mais simples e claros.

Sem tipografias exageradas, a mensagem pode ser compreendida quase que automaticamente, por isso, nada de serifas, sombras e designs complexos de fontes. A boa e nítida “letra de forma”, já basta.

Já em relação às cores, no Flat design a paleta pode ser mais brilhante e colorida, porém, nada de degrades ou efeitos de contrastes. Opte por usá-las em blocos integrais para que o significado das cores seja facilmente compreendido.

Rotulo Flat Design

Banner

Devido ao tamanho, o apelo visual dos Banners pede sempre um pouco mais de elementos atrativos, que podem ser desde as cores, tipografias à inserção de ilustrações.

Aqui estes elementos podem ser um pouco mais fortes, mas ainda assim, preservando a essência do Flat design.

As cores podem fazer o papel protagonista na capacidade de despertar a atração do elemento gráfico e geralmente, as primárias e secundárias são as mais populares.

As ilustrações complementam a mensagem e comumente são usados ícones e imagens vetoriais, que são aquelas sem muitos detalhes ou realismo.

Desta forma, a reação de quem visualiza a arte gráfica é mais rápida e espontânea. A falta de elementos ainda remete uma harmonia visual prazerosa, afinal, o excesso de conteúdo pode causar uma tremenda confusão interpretativa.

Banner Flat Design

Adesivo

O adesivo quando utilizado como instrumento de comunicação, deve também contar com a precisão do conteúdo, seja pelo seu formato, geralmente menor do que os outros recursos ou mesmo, pela sua aplicabilidade em variados locais, que pode incluir deste vitrine a carros.

Dai surge à dúvida? Como inserir determinada informação em tão pouco espaço? E a resposta é: através do Flat design.

Símbolos, ícones, logo e talvez uma frase de efeito já basta para transmitir inúmeras informações.

Essa sutileza de detalhes ainda contribui para a estética do local, o qual o adesivo será aplicado, afinal, não irá contrastar com o restante dos elementos visuais do ambiente.

Utilizando estes conceitos minimalistas no adesivo, você informa ou estimula determinado impulso de maneira mais clara e direta, pois não será necessário que o indivíduo foque no que aquilo representa para enfim, poder compreender e logo, reagir à informação.

Adesivo Flat Design

Agora que você já sabe tudo sobre o estilo gráfico Flat Design, que tal utilizá-lo nas suas próximas criações?!

E na hora de executar seu projeto, não se esqueça de priorizar a qualidade da impressão, afinal, ela pode influenciar diretamente quanto ao objetivo de cada recurso utilizado.

Na Move Arte, Gráfica on-line, além de produzir rótulos, banners e adesivos, há também diversas alternativas visuais para completar ainda mais a comunicabilidade do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *