Blog

Melhores formas de usar Lettering na sua decoração em 2020

Lettering

O Lettering na sua decoração

Quem não gosta de uma frase ou uma palavra bem colocada, que traduz ou demonstra um pensamento nosso ou de outras pessoas?

Isso foi sempre muito bem utilizado na publicidade, mas à medida que foi se tornando mais fácil produzirmos itens impressos personalizados e em menor escala que a industrial, como por exemplo as camisetas e as canecas personalizadas, essas palavras e frases foram se tornando cada vez mais presentes em nossa rotina.

O que dizer então das redes sociais, onde todos os dias são espalhadas frases de artistas, personalidades e pensadores, famosos ou não? Você com toda certeza já compartilhou, ou pelo menos já viu alguma dessas frases.

Mas já pensou em decorar a parede do seu quarto ou do seu escritório, ou mesmo quadros, porta-retratos, entre inúmeros itens, com aquela sua frase preferida?

Lettering 02

É exatamente sobre isso que iremos falar nesse artigo!

E uma forma toda especial de decorar a sua casa, escritório ou até mesmo o seu estabelecimento comercial com esses pensamentos especiais é utilizando o lettering.

Por isso, nós vamos começar a falar, logo a seguir, um pouco mais sobre o que é o lettering e como você poderá utilizá-lo na sua decoração.

O que é lettering?

Se você já está de alguma forma familiarizado com artes gráficas e com softwares de desenho ou edição de imagens como Photoshop ou CorelDraw, é bem provável que ao menos já tenha uma ideia do que é tipografia. E se você tem alguns anos a mais, deve saber também da existência da chamada caligrafia.

Todas elas, lettering, tipografia e caligrafia se relacionam com letras e textos, mas existem diferenças entre elas, que nós vamos utilizar para explicar melhor o que é a letra em arte, antes de dar algumas dicas de decoração para você.

Lettering 03

Lettering, Tipografia ou Caligrafia?

A caligrafia é uma forma de escrita que é realizada à mão, com atenção especial às formas e como elas se unem de acordo com a velocidade e a direção da escrita. É como se fosse uma forma de escrita com atenção no formato das letras, mas de uma forma contínua, como se normalmente escreve com uma caneta no papel.

A tipografia é o estudo de como as letras interagem entre si. Através desse estudo, os designers projetam as chamadas fontes, que são conjuntos compostos por letras, números e outros caracteres que compartilham as mesmas características. Quando se escolhe o tipo de fonte, a sua cor e o seu tamanho para determinado trabalho, o designer está aplicando conceitos de tipografia.

Já o lettering pode ser definido como simplesmente um desenho de letras e palavras. Ao contrário da caligrafia, o lettering não é escrita. É o desenho cuidadoso dos símbolos, ou letras, que são utilizados em cada palavra. Pode ser feito à mão ou com a ajuda de softwares, mas não utiliza fontes prontas. São desenhos únicos.

O uso do lettering na decoração

Anteriormente, nós explicamos um pouco a respeito do que é o lettering no mundo do design gráfico, mas quando o assunto é decoração, o que é mais importante não é definir com qual ou tal técnica um trabalho foi realizado.

Lettering 04

Assim sendo, quando falamos em decoração com letras, não estamos falando de trabalhos necessariamente feitos à mão por algum artista. A letra desenhada se tornou uma tendência tão requisitada, tanto no design gráfico quanto na decoração, que existem até mesmo alguns tipos de fontes que simulam o trabalho que seria feito à mão. Ou seja, fontes que simulam o lettering.

O que importa então, independentemente de serem escritas à mão (caligrafia), projetadas (tipografia) ou desenhadas (lettering), de forma manual ou com o auxílio de softwares, é que sejam bonitas e possam decorar os seus ambientes, expressando os seus pensamentos ou aquilo que você gostaria de expressar ou demonstrar.

Resumindo, quando o assunto é a decoração de ambientes, chamamos de lettering a qualquer tipo de arte que utilize textos, letras e palavras, de forma bonita e chamativa, para que componha o visual de algum espaço.

Como usar o lettering na decoração?

Lettering 05

São realmente inúmeras as formas de utilizar as letras desenhadas na decoração, seja utilizando objetos, sejam eles quadros, canecas e almofadas, ou superfícies, seja ela em madeira, metal ou vidro, além das próprias paredes dos ambientes, que podem tornar-se lindos e enormes murais.

Como nem todo mundo tem habilidades artísticas, ou mesmo o tempo que é necessário para desenhar esses textos à mão, aqui nós vamos destacar algumas das formas mais simples e até mesmo baratas, de utilização nos ambientes que você desejar.

O que você precisará?

Basicamente, adesivos, impressões e molduras. Apenas isso!

Vamos ver então o quanto de opções decorativas interessantes podemos destacar, utilizando apenas esse tipo de material?

Quadros decorativos com lettering

Lettering 06

Quer trocar ou colocar os quadros na sua casa ou no seu escritório? Que tal utilizar quadros com frases decoradas?

Para isso, basta apenas uma impressão do lettering, inserida em uma moldura de quadro. Você pode utilizar aquela frase famosa que você mais gosta, ou alguma que seja adequada ao ambiente em que o quadro vai ficar, seja a sua sala de estar, um dos quartos da casa, a cozinha ou mesmo o banheiro, ou quem sabe o seu escritório.

Placas decorativas com lettering

Lettering 07

Bem similar aos quadros, placas de madeira, PVC ou outro tipo de material podem receber a aplicação de um adesivo com o lettering impresso, funcionando assim, como um quadro de parede ou de mesa, dessa forma sendo um pouco mais versátil que os quadros decorativos.

Porta-retratos com lettering

Os porta-retratos também podem ser utilizados com a mesma lógica dos quadros de parede ou de mesa. E você provavelmente já deve ter alguns deles em sua casa, não é verdade?

Então, que tal substituir as fotografias neles, por uma impressão com lettering?

Lettering 08

Objetos com lettering

Você também poderá utilizar os mais diversos objetos como complementos na sua decoração, como canecas, caixas, luminárias, potes, entre outros. Qualquer superfície que possa ser adesivada com um lettering impresso e ficar à mostra é válido. A imaginação é o limite!

Lettering 09

Móveis com lettering

E a criatividade na utilização do lettering não para por aí. Você pode decorar armários, estantes, mesas, balcões e até mesmo alguns eletrodomésticos como geladeiras, utilizando também os adesivos impressos com o lettering.

Paredes com lettering

Não é necessário que você saiba pintar, nem contratar um artista, para decorar paredes inteiras ou partes delas com as palavras e aquelas frases que mais agradam e vão dar um toque todo especial à decoração dos ambientes.

É possível também aplicar esse tipo de adesivo às paredes, da mesma forma, com um resultado final que é durável e mais parece uma pintura.

Fácil, rápido e sem sujeira

Os adesivos, como você pôde ver nos exemplos que acabamos de citar, são uma opção bastante versátil para cobrir superfícies e decorar com lettering. Você pode até mesmo utilizar pequenos adesivos com palavras decoradas, por exemplo, nos potes de mantimentos que ficam no balcão da sua cozinha.

Utilizando o serviço de gráfica rápida online, como a Move Arte, você rapidamente recebe adesivos que podem ser facilmente aplicados nas mais diversas superfícies, dando uma nova vida a paredes, móveis e os mais diversos tipos de objetos para compor a sua decoração.

É fácil, rápido, sem sujeira e ainda barato e durável!

Então, que tal entrar na onda da decoração com lettering, alegrando e inspirando você, a sua família e as suas visitas?

Torne o visual da sua casa ou escritório mais aconchegante, espirituoso ou divertido com lettering! Se desejar se aprofundar e se especializar em Lettering, veja que legal esse curso da Escola Arte e Designer ou utilizando o Adobe Illustrator.
E você já sabe:
Adesivos e quadros decorados com rapidez, qualidade e preço é na Move Arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *