Blog

Impressão Offset X Impressão Digital

Impressão Offset X Impressão Digital
Com o advento dos formatos digitais, não é tão absurdo pensar que o offset seja um processo de impressão obsoleto, que foi ou está sendo substituído pela impressão digital. Porém, não é a realidade atual dos processos de impressão.

Impressão offset e impressão digital são dois dos processos mais utilizados atualmente e nenhum deles é obsoleto frente ao outro. Mas qual deles é o melhor?

É exatamente para tirar esse tipo de dúvida que fizemos este artigo!

Já podemos adiantar, aqui nessa introdução, que não há um processo de impressão que seja melhor do que o outro, são apenas técnicas que se diferenciam, sendo uma e outra mais adequada para determinados casos.

Se você tem um projeto gráfico pronto para a impressão e está querendo tirar de vez essa dúvida, a respeito de qual tipo de impressão é a mais recomendada, você chegou ao lugar certo. Porque aqui, nós vamos falar tudo sobre o que é impressão offset e impressão digital, além dos casos onde se deve utilizar um ou outro desses métodos de impressão.

Breve história do Offset e da impressão Digital

Impressão Offset x Impressão Digital 02

A impressão offset se originou da evolução de um sistema de impressão que surgiu ainda no final do século XVIII, chamado de Litografia, ou impressão litográfica. A origem dessa palavra significa gravar em pedra, justamente o que ocorre nesse antigo método de impressão.

Na litografia é utilizada uma pedra como chapa ou matriz de impressão. Esse tipo de pedra, porosa, absorve bem a água. Dessa forma, a área em que se deseja imprimir é pintada na pedra com uma tinta oleosa. Em seguida a pedra é umedecida e é coberta com um rolo de tinta. Essa tinta não adere à superfície úmida e em seguida a pedra é pressionada no papel, marcando de tinta apenas nos locais desejados.

A evolução desse processo passou a utilizar chapas de zinco no lugar das pedras, e com a necessidade cada vez maior de velocidade e automação, essa impressão passou a ser feita de forma indireta, da chapa metálica ao rolo de impressão e em seguida ao papel.

Esse processo de impressão ficou conhecido como offset, palavra que significa aproximadamente fora de lugar, justamente designando a mudança da impressão direta para a indireta.

Já a história da impressão digital é muito mais recente, iniciada ao final do século XX. Obviamente, pôde surgir apenas a partir da criação dos computadores, mas ela não veio logo após o surgimento dos primeiros deles.

Foi apenas no início da década de 90, mais precisamente em 1993, que começaram a surgir os primeiros sistemas digitais de impressão, sendo o início das tentativas de replicar os processos de impressão gráfica existentes até essa época, com as facilidades do ambiente digital.

A partir dos anos 2000 é que a impressão digital começou realmente a ser utilizada em escala. E apesar de ser ainda tão nova, não dá sinais de que será substituída por outro método tão cedo.

O que é Impressão Offset?

Impressão Offset x Impressão Digital 03

O offset é uma técnica ou processo de impressão indireta, ou seja, não é feita diretamente na superfície de impressão. Por isso mesmo ela tem esse nome, como já mencionamos no capítulo anterior, no trecho sobre a história da impressão offset.

É um processo de impressão com resultado de alta qualidade, amplamente utilizado pela indústria gráfica em aplicações comerciais de larga escala. Isso porque o valor da impressão offset é atrativo para grandes quantidades.

É também possível realizar a impressão em mídias diferentes dos variados tipos de papel, como por exemplo o poliestireno. É recomendado também para projetos que não tenham um prazo muito reduzido, veja o por que a seguir.

Como funciona a impressão offset?

Em primeiro lugar, é necessário realizar a gravação da chapa ou matriz de impressão, que é feita em metal sensível à luz e passa por um processo químico semelhante à revelação fotográfica. Normalmente é necessária uma chapa por cor a ser utilizada na impressão.

Em seguida, é necessário montar os rolos de impressão para a instalação da matriz, que é flexível e se adapta ao rolo, e recebe o fluxo de tinta e o papel, ou outra superfície para impressão.

É interessante notar que a matriz gravada é totalmente lisa e o que imprime não é o relevo, como em outros processos de impressão. No caso do offset, é utilizado água no sistema, marcando as áreas que não devem receber a tinta. A tinta utilizada tem base gordurosa que adere à chapa, mas é repelida nos locais onde a água aderiu.

A chapa ou matriz offset não imprime diretamente na mídia, mas em um rolo intermediário que, a seguir, transfere a tinta para o papel ao contato.

O que é Impressão Digital?

Impressão Offset x Impressão Digital 03

A impressão digital é um processo com mecânica muito mais simples, sem a necessidade de tantos ajustes e nem mesmo da criação de uma matriz para a impressão. O que poderia ser considerado como a matriz da impressão digital é o próprio arquivo de imagem, armazenado em um computador.

Apesar da impressão digital estar presente há muitos anos em residências e escritórios, quando é feita em uma gráfica especializada são utilizados equipamentos com tecnologia, capacidade e porte muito mais elevados, produzindo um material de altíssima qualidade.

Diferente também das impressoras domésticas ou comerciais de pequeno porte, essas impressoras são também capazes de utilizar tintas e papéis especiais, com inúmeras características para os mais diversos tipos de aplicações e tamanhos.

A impressão digital é indicada para tiragens menores e projetos com menores prazos para finalização.

Como funciona a impressão digital?

O processo é muito mais simples, como já mencionamos, sem entrarmos nos detalhes da parte eletrônica ou digital desse processo. A imagem que consta no arquivo é impressa diretamente no papel, ou outra mídia, com todas as cores de uma só vez.

E é basicamente isso! Não há a necessidade de separação de cores, nem da criação de matrizes ou chapas de impressão.

As diferenças entre impressão Offset e Digital

Vamos então fazer uma revisão das características da impressão offset e da impressão digital, com as diferenças entre elas, para que fique mais fácil e claro, depois de tanta informação?

Impressão Offset x Impressão Digital 05

Impressão Offset

  • Maior custo-benefício em grandes quantidades.
  • Possibilita a impressão em uma maior variedade de materiais/mídias.
  • Comporta grandes formatos de impressão.
  • É necessário gravar uma matriz de impressão.
  • Imprime uma cor por vez.

Impressão Digital

  • Maior custo-benefício em pequenas quantidades.
  • Não é necessário gravar uma matriz de impressão.
  • Imprime todas as cores de uma só vez.
  • Possibilita a impressão em variedade de mídias menor que na offset.
  • Área de impressão menor do que no offset.

Afinal, que tipo de impressão utilizar
para o seu projeto gráfico?

A qualidade da impressão digital em uma gráfica especializada não fica atrás da qualidade da impressão offset. Então, o principal ponto a ser considerado é o volume de impressões que o seu projeto precisará.  Avalie as seguintes características do seu projeto:

  • Em que quantidade você precisará imprimir?
  • Em que tipo de material ou mídia o seu projeto será impresso?
  • Qual é o tamanho da área de impressão que o seu projeto precisará?
  • Que outras características especiais, pode ter o seu projeto?

O ideal é contar com a experiência de gráficas especializadas. Não adianta, por exemplo, tentarmos informar o volume ideal para impressão digital ou offset, porque a gráfica de sua preferência pode ter condições especiais ou sugestões que sejam não apenas mais adequadas para o resultado final que você necessita, como também mais viáveis, financeiramente falando.

Entrando em contato com a Move Arte, nossos especialistas irão avaliar e indicar quais são as melhores soluções para o seu projeto, com condições especiais que podem valer mais a pena, além de entregar um resultado melhor do que aquele que você estava inicialmente buscando.Não deixe de consultar as soluções da Move Arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *