Blog

Flyer, panfleto ou folder? Saiba a diferença!

Flyer Panfleto e Folder
Você alguma vez se perguntou, se aquela peça gráfica de publicidade que você está criando, ou mesmo recebeu em algum lugar, seria um panfleto, um flyer ou um folder?

Já ouviu esses termos em um monte de lugares, inclusive nas redes sociais, mas ainda não conseguiu entender perfeitamente o que são eles ou quais são as diferenças entre esses termos?

Essa é uma dúvida de muita gente e é bastante natural.

Afinal, são termos de áreas específicas, como o design e as artes gráficas, e não é todo mundo que foi em busca do seu significado. É possível até mesmo que, quando você ouviu falar de algum deles, estavam empregando o termo de maneira equivocada.

Então, vamos saber um pouco mais a respeito do que são panfletos, flyers e folders?

O que é um Panfleto?

Panfleto

A palavra panfleto tem uma história bem antiga. Conta-se que na Inglaterra do século XII, circulava um pequeno texto, um poema de amor anônimo em latim de nome Pamphilus seu de amore, traduzido para o inglês como Phamphlet, palavra que passou a ser utilizada para denominar qualquer pequeno texto escrito, ainda antes da invenção da imprensa.

Após a invenção da imprensa, a palavra panfleto passou a nomear textos curtos, impressos em pequenos pedaços de papel e distribuídos em grandes quantidades, normalmente com temáticas políticas ou religiosas.

Atualmente, o significado do que é um panfleto permanece quase o mesmo da época do início da imprensa. É amplamente utilizado como forma de divulgação de produtos, serviços, eventos e campanhas.

E folheto, o que é?

O folheto nada mais é do que outra palavra para designar o panfleto, considerada uma forma “mais pura” de tradução do antigo “Phamphlet”. Basicamente não há nenhuma diferença prática entre criar, imprimir, distribuir ou receber um panfleto ou folheto.

Os panfletos ou folhetos são normalmente criados para serem simples, com poucas cores, para possibilitar grandes tiragens a preços baixos e maior rapidez na produção. Indicado para divulgações massivas e para um público-alvo amplo e menos personalizado.

O que é um Folder?

Folder

Folder vem da palavra inglesa fold, que significa dobrar ou dobra. E por isso mesmo, está relacionada com a existência de uma ou mais dobras em um impresso.

A palavra folder também significa pasta, que no formato utilizado em arquivos de escritório nada mais é do que uma folha de papel de alta gramatura, dobrada, que comporta outras folhas de papel comum. Foi daí que surgiu também a utilização do termo para arquivos de computador, ou seja, os folders ou pastas.

Mas voltando ao mundo do design e das gráficas, o folder é exatamente o oposto do panfleto, no que se refere ao cuidado com o design, com as técnicas e o material de impressão.

Folder 02

Também ao contrário do panfleto, o folder é normalmente utilizado visando um público-alvo mais enxuto e selecionado. Investe-se mais na peça gráfica, porque ela será direcionada a pessoas que já demonstraram, de alguma forma, que possam estar interessadas naquilo que a peça gráfica se dispõe a informar.

Podem ser folders institucionais ou promocionais, sendo o primeiro tipo utilizado, por exemplo, como forma de informação e comunicação interna. Já o folder promocional pode ser utilizado de inúmeras formas, como por exemplo, divulgar as características de um produto a um cliente da loja.

O folder pode ter apenas uma, ou várias dobras, sendo então o veículo perfeito para quando é necessário divulgar ou informar um grande número de informações.

O que é um Flyer?

Flyer 02

O nome utilizado em língua inglesa foi adotado também aqui no Brasil e, atualmente, poucos sabem que havia um outro nome utilizado para esse tipo de peça gráfica promocional por aqui. Esse nome é filipeta. Mas a origem de tal nome é bastante curiosa e nada tem a ver com publicidade ou design.

Na década de 50, um Tenente da Aeronáutica aplicou um dos mais famosos golpes de estelionato conhecidos do país no século XX. Nessa época, vales com o nome de filipetas eram utilizados como promessa de pagamento.

Assim, o tenente comprou um carro à prestação, assinando filipetas. Logo após o revendeu pelo valor à vista, comprando outro carro à prestação e assim por diante. O golpe foi descoberto dois anos depois e o valor estimado seria o equivalente a 600 milhões de Reais atualmente.

Enfim, pra que serve o flyer?

Flyer 03

O flyer ou filipeta como peça gráfica surgiu já nos grandes centros urbanos, como uma necessidade moderna de publicidade. É, em parte, muito similar ao panfleto em sua função, porém similar também ao folder, no que se refere à execução, material e público.

É também uma peça gráfica que é feita pra ser entregue apenas a um público determinado. São criados com grande aprumo visual, seja no que se refere ao design ou ao papel de melhor qualidade e maior gramatura.

Era muito comum a distribuição de flyers como divulgação de shows e casas noturnas, funcionando muitas vezes como um voucher de desconto para a entrada ou para o consumo. Assim, o flyer deveria ser distribuído apenas àqueles que aparentavam ter interesse pelo evento.

Hoje em dia, empresas e eventos mais refinados, como lançamentos imobiliários ou de marcas de bebidas, apenas para citar alguns, utilizam flyers.

A palavra flyer é também o significado de voador, uma forma de aludir à sua rápida distribuição.

Versões virtuais

Você provavelmente já deve ter ouvido falar a respeito de flyer virtual, ou panfleto virtual e até mesmo folder virtual, não é verdade? Mas como isso poderia existir, se a definição de todos esses termos se refere à alguma forma de impressão gráfica?

Panfleto Virtual

Em teoria, essas versões virtuais não deveriam ter o mesmo nome, mas como acontece a muitos outros termos de diversos ramos, foram adaptados ao mundo digital, até mesmo como ocorreu com o exemplo do termo folder, ou pasta, que é utilizado para designar um local virtual para o armazenamento de arquivos.

Assim, um flyer virtual nada mais é do que uma versão online do flyer impresso. Essa versão, ao invés de ser impressa e distribuída em mãos, será distribuída, por exemplo, pelas redes sociais. O mesmo acontece com os panfletos virtuais.

Já o folder virtual, apesar de não ser uma impossibilidade, normalmente é um uso incorreto do termo adaptado. São panfletos ou flyers distribuídos online e que são chamados de folder por simples desconhecimento do termo. Como toda versão virtual nada mais é do que a tentativa de recriar alguma coisa do “mundo real”, para se ter um folder virtual seria necessário a possibilidade de acesso a suas outras “dobras”, por exemplo, através de um clique.

Não é propriamente errado utilizar uma versão virtual de uma peça que é normalmente impressa, mas se você é um profissional da área, é bom para a sua reputação que utilize os termos corretos.

Qual é a diferença entre flyer, panfleto e folder?

Flyer Panfleto e Folder

Falamos muito por aqui sobre o significado das palavras e até mesmo um pouquinho da história de algumas dessas famosas peças de publicidade. Então, que tal um resumão, para que você saiba diferenciar de vez um panfleto, de um flyer e um folder?

Panfleto (ou folheto)

  • Peça gráfica simples, com poucos recursos visuais.
  • Impressa em materiais de baixo custo e em grandes quantidades.
  • Utilizada para divulgações massivas.

Flyer (ou filipeta)

  • Peça gráfica com maior ênfase no design.
  • Impressa em material de melhor qualidade.
  • Endereçada a um público mais selecionado.
  • Pode ser considerado como um panfleto mais refinado.

Folder

  • Possui uma ou mais dobras.
  • Tem o design mais apurado.
  • Comporta grande variedade de informações.
  • Impresso em material de qualidade.
  • Designado a públicos específicos.

Então, agora você já consegue diferenciar um folder, de um panfleto ou flyer? É bem provável que sim!

Clientes exigentes ou até mesmo gráficas menos amistosas podem criar algum problema, simplesmente pela utilização de termos inadequados. No final das contas, o nome não importa tanto, mas é sempre melhor prevenir e estar em dia com o vocabulário profissional, não é verdade?

Mas aqui na Move Arte a gente nem se preocupa com isso. Não importa se o seu trabalho gráfico é flyer, folder ou panfleto, o que importa pra gente é a impressão rápida e de qualidade. Nós te servimos bem para que você possa servir bem os seus clientes.

Experimente a melhor gráfica online de Campinas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *