Blog

Envelopamento de Móveis: Saiba como renovar a mobília da sua casa com adesivos

Envelopamento de Móveis

Envelopamento de Móveis: Saiba como renovar a mobília da sua casa com adesivos

Uma alternativa econômica e prática de renovar a mobília da sua casa, sem precisar de móveis novos, é através da técnica de envelopamento.

O envelopamento surgiu nos EUA no mercado automobilístico e hoje, também faz sucesso no setor de decoração e restauração de móveis, eletrodomésticos e ambientes.

O envelopamento é indicado tanto para a proteção do móvel ou eletrodoméstico, como também para personalização estética.

Esta técnica consiste na aplicação de adesivos de vinil na superfície da peça, a fim de alterar as características originas trazendo mais personalidade e estilo a sua decoração.

Além disso, o adesivo de vinil é fácil de manusear e garante uma durabilidade ao objeto de no mínimo sete anos.

Outra grande vantagem do envelopamento é a possibilidade de aplicar esta técnica sem ajuda de profissionais.

Saiba como renovar a mobília da sua casa com adesivos

Como fazer envelopamento de móveis?

A primeira dica é escolher um adesivo de vinil de qualidade. Na Move Arte, por exemplo, você encontra este tipo de material em várias texturas, formatos e tamanhos. Há inclusive uma categoria de adesivos específicos para o envelopamento de geladeiras, facilitando ainda mais o processo através das dimensões exclusivas para o eletrodoméstico.

Agora que você já sabe onde encontrar o material ideal para o envelopamento, mãos a obra!

Como fazer envelopamento de móveis

Como fazer:

  1. Limpe e seque a peça que receberá o adesivo, vale lembrar, que esta técnica é indicada para superfícies lisas;
  2. Caso o móvel seja de madeira, faça um tratamento com selante ou base acrílica;
  3. Meça as dimensões do móvel ou eletrodoméstico, a fim de cortar a medida certa do adesivo.
  4. Deixe margens de 3 a 4 milímetros para um melhor acabamento;
  5. Aplique o adesivo pressionando do centro para as bordas, dessa forma você evita o surgimento de bolhas de ar;
  6. Você pode usar uma espátula ou pano limpo para ajudar na aplicação;
  7. Caso surjam bolhas de ar, faça um pequeno furo no adesivo com uma agulha para que o ar saia e a superfície fique lisa;
  8. Se sobrar adesivo nas bordas, recorte com o auxílio de um estilete.

 

Quais mobílias podem receber o envelopamento?

Várias estruturas e materiais aderem o adesivo de vinil com facilidade e muita fixação. Os mais comuns são:

  • Geladeiras
  • Micro-ondas
  • Guarda-roupas
  • Fogões
  • Mesas
  • Armários
  • Vidros

Os locais para aplicação são inúmeros, inclusive, até objetos podem ser envelopados. Basta abusar da criatividade, escolher um bom adesivo e aplicá-lo com paciência e capricho.

O resultado final é bem próximo a uma pintura vinílica. Desta forma, você garante novas cores e texturas ao seu móvel de um jeito rápido, prático e o que é melhor, muito econômico.

Envelopamento Armario

Benefícios do envelopamento de móveis

Além de garantir um visual novo na decoração da sua casa ou escritório, o envelopamento traz outros benefícios à peça.

A película que envolve o móvel ou eletrodoméstico, acaba o protegendo contra vários fatores, como por exemplo, riscos, manchas, ferrugem, inclusive, da perda natural de brilho ou cor da peça.

Outra vantagem de usar o envelopamento com adesivos de vinil é a possibilidade de retirá-los com facilidade, sem danificar a estrutura original do móvel ou eletrodoméstico.

Por esse motivo, muitas pessoas o utilizam para conservar mobílias mais antigas, porém com qualidade superior das comercializadas atualmente.

Sobre o adesivo utilizado para o envelopamento de móveis

Como destacamos mais acima, o material utilizado para envelopamento de móveis é o adesivo de vinil, também conhecido como adesivo de PVC.

É essencial que este material forneça qualidade, a fim de que seu móvel ou eletrodoméstico não seja prejudicado com esta técnica.

Na Move Arte, por exemplo, os adesivos de vinil são produzidos com tecnologia de alta definição, inclusive, são disponibilizados vários formatos e tipos, a fim de que você encontre o ideal para envelopar suas peças.

A maleabilidade é uma forte característica do adesivo de vinil, o que permite que eles sejam colocados e retirados com muita facilidade sem afetar a superfície do móvel.

Além disso, o vinil é impermeável podendo ser aplicado até em estruturas externas, que estão expostas à chuva, vento, poeira e até mesmo, altas temperaturas.

Para limpá-lo, basta passar um pano umedecido ou sabão neutro.

Já os acabamentos do adesivo de vinil são variados, o que garante uma gama de cores e texturas diferentes atendendo assim, os mais diferentes projetos. Vamos conhecer?!

  • Fosco: O adesivo fosco é ideal para reproduzir texturas, como por exemplo, madeira, cimento queimado, palha, entre outros materiais opacos.
  • Brilhante: Já o adesivo brilhante confere mais destaque no envelopamento de peças coloridas e estampadas, entre eletrodomésticos, armários e mesas.
  • Metalizado: Nesta opção, eletrodomésticos também são mais indicados, já pensou em transformar a aparência da sua geladeira branca em inox? Com esse tipo de adesivo é possível.
  • Transparente: Nesta opção, o fundo é transparente, deixando em destaque apenas imagens ou escritas. Geralmente é utilizado em paredes ou até móveis, mas com o objetivo de personalizar.

Viu só quantas opções de adesivo de vinil para o envelopamento da sua mobília e eletrodomésticos?!

Além disso, caso você não tenha planejado a cor ou até imagem que irá personalizar a decoração da sua casa ou escritório, saiba que no site da Move Arte há diversas opções disponíveis como também, ferramentas intuitivas para te ajudar na elaboração do seu projeto.

No caso das geladeiras, por exemplo, existe uma categoria específica com este tipo de envelopamento, a qual você poderá enviar sua Arte ou contratar criação.

Logo após, o tamanho, material, tipo de corte e até a revisão podem ser selecionados, a fim de que seu projeto atenda exatamente todas as suas expectativas.

E por fim, além de renovar e proteger sua mobília com o envelopamento, você também contribui de forma solidária através da sua compra.

A cada compra na Move Arte, um real do valor total é destinado a instituições de caridade. Este valor é doado pela empresa, por isso, não altera o custo final do projeto. Algumas regiões ainda são beneficiadas com frete grátis.

Aproveita esta alternativa prática e econômica de mudar o visual do seu lar e ainda conserve a  estrutura das peças com o envelopamento de adesivo de vinil, contando sempre com a Move Arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *