Blog

Diferença entre RGB X CMYK para Impressão Gráfica

Diferença entre RGB X CMYK para Impressão Gráfica 1
Hoje, vamos dar mais uma dica importante para te ajudar na hora de comprar, escolher e entender melhor sobre produção gráfica e produção de catálogo de produtos.

Se você ainda não nos conhece, somos a MoveArte, uma gráfica online, especializada na impressão de diversos produtos.

A nossa dica de hoje, é muito importante, contudo, é um pouco técnica, vamos falar um pouco sobre modo de cores, ou melhor dizendo, gerenciamento de cores.

Padrão de Cor RGB

É importante que você entenda, que quando uma fotografia é feita em um determinado estúdio, ela tem uma saída de cor em RGB:

  • R – Red (Vermelho);
  • G – Green (Verde);
  • B – Blue (Azul);

Essas três cores compõem então, a saída de cor que uma máquina fotográfica oferece, mas não acaba por aí, é dessa forma que você vê também as imagens em praticamente todos os aparelhos eletrônicos:

  • Televisor;
  • Tablet;
  • Notebook;
  • Monitor;
  • Smartphone;

Toda saída, onde a luz é artificial, se utiliza sempre a saída de cor RGB.

Padrão de Cor CMYK

Por outro lado, para que esse modo de cor seja transformado em impressão gráfica, seja para impressão no papel, adesivos, backgrounds, canecas, camisetas etc, é necessário passar por um processo chamado de conversão de cor, dessa forma o RGB deve ser convertido para CMYK:

  • C – Cyan (Ciano);
  • M – Magenta;
  • Y – Yellow (Amarelo);
  • K – Preto (OBS: É utilizada a letra K para simbolizar a palavra BLACK, pois se utilizassem o “B”, poderia se confundir com o “B” da cor Blue).

Para obter mais detalhes dessa configuração de cor, nos dá Move Arte, criamos um artigo específico, explicando tudo que você precisa saber sobre as cores CMYK no sistema de impressão.

É recomendado que você leia, para que consiga aprender o máximo possível sobre impressão gráfica e nunca mais passe por transtornos com o resultado final das suas artes.

Qual padrão de cor escolher?

Enfim, voltando ao assunto, para que a sua foto seja convertida e esteja pronto para uma impressão, é importante que seja feita essa conversão de cor: de RGB para CMYK.

É assim que a sua agência especializada, ou profissional especializado, vai trabalhar, eles convertem a sua arte ou foto, e depois começam o tratamento de cor, de luz, iluminação, contraste etc.

Dessa forma, é importante que você saiba, que todas as edições feitas na sua imagem, já são feitas na configuração CMYK.

Lembrando, estamos falando de conversão de cores, somente, no caso de impressão gráfica para que sua arte, ou foto, seja passada para o papel, ou outro tipo de produto.

Fique atento, pois se estivéssemos falando sobre Web Designer, por exemplo, sobre artes e projetos para internet, nunca se faz a conversão, sempre se trabalha em RGB.

Essa foi à dica de hoje, para que você consiga conhecer um pouco mais sobre o universo das gráficas!

Se você tiver alguma dúvida, deixe a sua pergunta no campo abaixo, nos dá MoveArte, teremos um imenso prazer em responde-la.

Caso tenha algum você tenha algum assunto que você deseja conhecer mais, comente também, vai ser muito gratificante postar um artigo aqui, para explicar sobre o tema que deseje saber.

Por fim, quero te convidar a conhecer nossos produtos, e se inscrever em nossa newsletter, você pode receber outras dicas como essa, e ainda melhor, concorrer a descontos exclusivos para suas próximas impressões.

COMPARTILHE CONHECIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *