Blog

Dicas para o seu Home Office em 2020

Dicas para seu Home Office
Existem, basicamente, três tipos de trabalho via home office. Um deles é quando se é contratado por uma empresa para trabalhar a partir de casa. Os outros dois são por conta própria, sendo um o freelancer e o outro, o empresário.

Independente de qual é ou será o seu tipo de trabalho home office, criar o seu próprio ambiente e as suas próprias regras de trabalho podem ser um desafio para qualquer profissional.

Assim, elaboramos esse artigo com preciosas dicas para quem trabalha ou pensa em trabalhar em casa. São dicas de rotina, organização, infraestrutura e até mesmo de decoração e, por que não, de saúde e bem-estar.

Mas, antes das dicas, que tal desmistificarmos o que é e como funciona o trabalho em home office?

Desmistificando o trabalho em Home Office

Desmistificando o trabalho de Home Office

Muita gente acaba tendo uma visão irreal do que é trabalhar a partir de casa. Essa visão deturpada acaba sendo prejudicial, tanto para aqueles que se aventuram a trabalhar via home office sem saber exatamente se possuem esse perfil, quanto para aqueles que já trabalham com esse formato, e acabam perdendo em produtividade e bem-estar, por não estarem conscientes a respeito das particularidades dessa forma de trabalho.

Vamos listar algumas das ideias equivocadas sobre o home office a seguir.

Perfil para o home office

Não é qualquer pessoa que se adapta ao trabalho home office. Muitos profissionais preferem ter horários, regras e rotinas já estabelecidas, do que administrar por conta própria. Existem ainda aqueles que gostam de estar em contato com pessoas durante o dia e também aqueles que simplesmente não conseguem ser produtivos em casa.

Volume de trabalho no home office

Trabalhar em casa não é sinônimo de ganhar mais, trabalhando menos. A vantagem dessa forma de trabalhar não está nos ganhos ou na jornada. Existe até mesmo o risco, bem comum, do profissional esquecer sua vida pessoal e apenas trabalhar, noite e dia.

Trabalhar em qualquer horário

Embora seja possível, não estabelecer uma rotina própria para o trabalho em home office é um dos maiores erros de quem trabalha em casa. Os horários obviamente são mais flexíveis ao se trabalhar dessa forma, mas isso não significa trabalhar no dia e na hora em que se quer.

Trabalhar de pijama

A visão que muitos têm sobre trabalhar em casa é alguém sentado ao computador, de pijama ou roupas íntimas. Embora algumas pessoas possam se adaptar a esse nível de conforto ao trabalhar, normalmente é necessário estabelecer certas regras para que a produtividade não fique prejudicada.

Trabalhar a partir de casa não é fácil e não é para todos.

Mas se essa já é a sua forma de trabalho ou se você tem esse perfil e gostaria de começar seu home office, veja a seguir algumas dicas que você poderá aproveitar.

Home Office: O seu espaço de trabalho

Home Office seu espaço de trabalho

Trabalhando em um escritório ou algum ambiente empresarial, tudo ao redor já foi pensado no trabalho e na produtividade, e você nem mesmo precisa se preocupar com isso.

Para trabalhar em casa é necessário encontrar ou criar um ambiente na sua casa que funcione como um escritório, onde você possa estar totalmente focado, com todo o necessário à mão para o trabalho, e do qual você possa se desligar ao término do seu horário de trabalho.

O ambiente ideal para o home office

Principalmente se você não mora sozinho, o seu home office deve ser um espaço onde você possa se isolar, ou ao menos estar em silêncio. Onde não haja circulação de pessoas e você possa se sentir como se nem mesmo estivesse em casa.

Algumas pessoas vão preferir um local com janelas e uma vista, enquanto outras podem preferir um ambiente totalmente fechado. De qualquer modo o seu home office precisará de iluminação adequada.

Infraestrutura do home office

Será necessário planejar para que o seu home office tenha ao menos um pouco da comodidade e estrutura que você teria em uma empresa. Não estamos ainda falando de conforto, mas de todo o necessário para que o trabalho não seja interrompido, por exemplo:

  • Tomadas suficientes em locais necessários.
  • Internet rápida e, de preferência, outra forma de conectar caso essa esteja offline.
  • Backup de arquivos, de preferência em nuvem, possibilitando o acesso usando outro computador, caso o seu pare de funcionar.

Você deve adaptar essas exigências de acordo com o seu trabalho e se perguntar:

  • O que você precisa para trabalhar?
  • O que acontece se algo não funcionar?

A partir daí, você precisa providenciar para que o seu home office tenha todo o necessário, de forma ininterrupta, para o seu trabalho.

Mantendo o foco e a saúde no Home Office

Mantendo o foco e a saúde no Home Office

Com o seu ambiente de trabalho organizado, é hora de tomar algumas medidas para se manter produtivo no seu trabalho a partir de casa, além de tomar os cuidados necessários com o conforto e a saúde. Estes últimos, conforto e saúde, sem a devida atenção, vão acabar também prejudicando o seu foco e a sua produtividade.

Equipamentos do seu home office

É bom pensar na possibilidade de investir em equipamentos mais modernos e sofisticados. Tudo o que puder colaborar para um maior conforto, velocidade e precisão, vai impactar na sua produtividade, além de evitar problemas de saúde, incluindo dores no corpo e fadiga. Veja a seguir alguns desses itens.

  • Mouse e teclado mais confortáveis e precisos.
  • Monitor com tamanho e luminosidade adequados.
  • Cadeira confortável e que favoreça uma boa postura.
  • Altura da mesa de acordo com recomendações ergométricas.

Hora para trabalhar e hora para descansar

Algumas pessoas que trabalham em home office, principalmente aqueles cujos ganhos dependem do tempo que trabalham, podem acabar exagerando e deixando o descanso de lado. Mas essa não é a forma ideal para lidar com a sua rotina. Experimente:

  • Definir horários de trabalho, descanso e sono.
  • Realizar pequenas pausas, levantar da cadeira.
  • Fazer exercícios simples durante o dia, principalmente alongamento.
  • Definir dias de folga do trabalho.

Organize-se no home office

Você precisa não apenas definir seus horários e a sua rotina, mas também o quanto pode e quer produzir, quais são as metas que pretende alcançar. Isso é especialmente útil, desde que essas metas não sejam exageradas ou irreais. Veja o que pode te ajudar no estabelecimento e cumprimento de seus objetivos:

Organize-se no home office

  • Definir suas metas da semana, mês e ano.
    (curto, médio e longo prazo)
  • Manter uma agenda de compromissos e tarefas importantes a mão.
  • Manter um bloco de notas a mão, para anotar questões de trabalho que surgirem.

E quando falávamos sobre o ambiente de trabalho, mencionamos um lugar tranquilo, onde você pudesse permanecer focado. É necessário também que você identifique as possíveis distrações que podem te prejudicar no seu home office.

  • Nada de TV ligada.
  • O celular deve ficar longe, ou com notificações desligadas.
  • Acessar redes sociais somente durante as pausas.
  • Identifique no seu home office outros itens que podem te distrair.

Seguindo essas dicas, você estará preparado para produzir mais, sem ter que descontar no seu bem-estar, conforto e necessidade de repouso.

E a decoração do Home Office, importa?

E a decoração do Home Office, importa?

Até aqui não mencionamos a decoração do seu home office, não é verdade?

Isso porque a decoração é algo muito pessoal, porém, pesquisas apontam que ambientes com obras de arte e decorados ao gosto de quem passa o dia por lá, aumentam sim a produtividade.

Então, é hora de usar a criatividade para decorar o seu home office com aqueles itens que mais te agradam, te deixam mais feliz ou relaxado. Vale a foto de família, um quadro com aquela imagem que você adora, paredes decoradas com pinturas e papel de parede, enfim, é você quem manda nesse espaço!

Não deixe de se inspirar nas opções e possibilidades que a Move Arte pode proporcionar, seja com quadros, adesivos, papéis de parede e objetos que podem ser personalizados do jeito que o seu home office deve ficar.

Impressão rápida, online e de qualidade para o seu home office é na Move Arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *