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Comunicação Visual – Conheça os significados das cores

Comunicação Visual - Conheça os significados das cores
Na hora de compor seu projeto de Comunicação Visual, seja ele um banner, adesivo, rótulo, entre muitos outros, é necessário que esta peça transmita os valores da sua empresa, inclusive, que desperte sensações, de acordo com sua finalidade.

Um elemento fundamental para garantir esta estratégia é a cor. A cor utilizada pode fazer toda a diferença, desde impulsionar uma reação do público-alvo, como também, fixar determinada informação na memória do cliente.

As cores são capazes de evocar emoções e sentimentos, inclusive, de transmitir ideias e inspirar ações.

Utilizar o significado das cores em estratégia de branding garante inúmeros benefícios, aproximando ainda mais a marca do seu consumidor.

Para saber como esta estratégia funciona, conheça abaixo os significados das cores na Comunicação Visual, antes de produzir seu banner, cartaz, adesivo ou folheto!

Significado das cores

Todo elemento gráfico oferece um impacto ao consumidor, muitas vezes, isso acontece de forma automática, já que o cérebro reage a instintos.

No caso das cores, esta tendência é ainda mais influente, afinal, sozinhas, elas já são capazes de mudar a percepção de uma imagem, por exemplo.

No marketing, as cores podem ser usadas para despertar certas sensações a favor da sua campanha.

Quem nunca ouviu falar que o amarelo estimula o apetite?! Realmente, este significado pode ter muito sentido, visto as inúmeras marcas de fast-food que investem nesta cor, como por exemplo, o MC’ Donald.

Significado das cores

Vamos conhecer o significado das principais cores utilizadas na Comunicação Visual para aumentar sua taxa de conversão?!

  • Amarelo: Estimulante e otimista, ideal para representar energia, negócios de comida e habitação.
  • Vermelho: Energético e provocativo, também pode ser uma boa cor para o ramo de comida. Automóveis e tecnologia não ficam de fora.
  • Azul: seguro e inteligente, este tom está presente em segmentos de tecnologia, saúde, finanças, limpeza e agricultura.
  • Verde: Próspero e saudável, o verde é propicio para atividades de energia, habitação, Meio Ambiente e saúde.
  • Roxo: Elegante e espiritual, essa cor remete cuidados com saúde e finanças.
  • Laranja: Alegre e vivo, pode ser bem eficiente em negócios de tecnologia e saúde.
  • Marrom: Natural e tradicional, fica perfeito em peças publicitárias de agricultura e Meio ambiente.
  • Preto: Moderno e simples, é aquele básico que funciona, principalmente na tecnologia, moda e automóveis.
  • Brando: Puro e limpo , ideal para a publicidade do setor de limpeza, saúde e tecnologia.
  • Cinza: Equilíbrio e neutro, pode ser usado no setor automobilístico e de tecnologia

 

Como acertar no projeto de Comunicação Visual com auxílio das cores?

Visto o significado e as indicações de segmentos de cada cor, outra questão que preocupa muito na hora de elaborar um projeto de Comunicação Visual é em relação à combinação das cores e de outros elementos, como imagens e tipologia.

Para te ajudar neste processo, destacamos 4 dicas para acertar na criação do seu banner, adesivo ou qualquer que seja sua arte gráfica.

  1. Combinação das cores e elementos

Algumas cores realmente não combinam muito bem, diante disto, você pode utilizar a teoria da roda das cores para escolher sua paleta.

A roda das cores divide os tons entre frios e quentes, além de posicionar de maneira equidistantes as cores primárias. Entre essas cores primárias ainda há uma ponte de cores secundárias e terciárias.

Com ela é possível verificar combinações monocromáticas, análogas, complementares, triádicas, entre outras, apenas variando posições estratégicas entre as cores da roda.

Há vários tutoriais na internet de como usar a roda das cores, entretanto, caso ache tudo isso muito complicado, há também ferramentas on-line que podem te ajudar, como é o caso dos sites Adobe Color CC e ColourLovers.

Combinação das cores e elementos

  1. Delimite o número de cores

Apesar do significado de cada cor ser bem interessante, não adianta juntar tudo e esperar só reações positivas.

Além de manter um equilíbrio e combinar as cores, seguindo a dica acima, também é necessário delimitar a quantidade utilizada em cada projeto, a fim de que sua peça publicitária não vire um carnaval.

Geralmente são recomendas de três a cinco cores, dependendo é claro, da quantidade de elementos utilizados e do tamanho da peça.

A poluição visual tem efeito contrário na comunicação, ela afasta a atração, visto a confusão que transmite ao cérebro do consumidor.

  1. Não se baseie nos seus gostos pessoais

Evitar a escolha de cores baseadas na preferência pessoal, assim como em estereótipos criados pela sociedade é fundamental.

Lembre-se, a escolha das cores deve ser fundamentada na análise do perfil dos clientes, inclusive, considerando os valores que ela deseja passar ao seu público-alvo.

Esta pesquisa é essencial para definir uma paleta de sucesso em sua peças publicitárias, visto que o significado das cores pode mudar, de acordo com a cultura, religião, origem, entre muitos outros fatores.

Por isso, conhecer quem é seu público-alvo é extremamente importante para garantir que não só a cor, como todo o projeto visual, conquiste as reações desejadas.

  1. Conte com empresas especializadas em Comunicação Visual

Por fim, mas não menos importante, contar com auxílio profissional na hora de produzir seu material de Comunicação Visual é muito importante, a fim de atingir seus objetivos e garantir os melhores resultados.

A Move Arte é uma empresa especializada na elaboração e impressão dos mais diversos artigos de Comunicação Visual, entre banners, adesivos, rótulos, panfletos e muitos outros materiais que poderão te ajudar a impulsionar o alcance da sua marca.

Contando com que há de mais moderno no setor de impressão, sejam em equipamentos, serviços, inclusive, ferramentas de criação, a Move Arte garante a qualidade essencial para que seu projeto gráfico desperte as melhores sensações no seu público-alvo.

Através da impressão digital em alta definição, as cores das impressões são fieis ao projeto original.

E outra grande vantagem em contar com este tipo de auxílio profissional, como o da Move Arte, é que você nem precisa ter um projeto pronto. No site há possibilidade de contratar a criação, onde serão utilizados os recursos ideias para compor sua peça.

E ai?! Gostou das dicas, além de conhecer o significado das cores, é muito importante fazer com que elas cumpram suas objeções. Por isso, combiná-las de forma adequada e com os elementos certos é essencial.

Além disso, buscar apoio profissional para que a impressão seja fiel à realidade, pode fazer toda a diferença, então, não deixe de contar com a Move Arte para transformar seu projeto em realidade!

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