Blog

O que é um boneco – Como fazer um boneco

O que é um boneco - Como fazer um boneco 1

Quando se cria uma peça para ser impressa, o cliente costuma pedir um exemplo de como o material ficaria concluído. Esse exemplo leva o nome de “boneco”, e é uma forma aproximada do resultado final do produto, ou seja, é um exemplo entregue ao cliente para ele ver como será finalizado o trabalho.

O boneco é a principal alternativa que se tem para identificar falha e erros de diagramações que são apenas identificados no momento da tiragem do material. Por isso antes de imprimir o resultado final do trabalho é comum que o cliente solicite o protótipo.

Existem diversos tipos de protótipos para os mais variados trabalhos, sendo que os mais comuns de serem vistos são os bonecos de impressões de catálogos, folders, embalagens, brochuras e caixas. O exemplo do resultado final é muito solicitado por conta do produto final.

Esses trabalhos possuem uma coisa em comum, todo possuem dobras, o que os torna mais complexo de ser executado. Por conta disso, é normal haver erros na formatação e execução do produto final, por isso sempre é bom ver o boneco antes da tiragem final.

Como fazer um boneco?

Confeccionar um boneco é algo bem simples, pois não precisa solicitar ao cliente um trabalho diferenciado, basta utilizar o mesmo arquivo que ele enviou para o produto final. Por exemplo, ao confeccionar o boneco de um catálogo é preciso levar em conta o número de páginas.

O catálogo é feito por partes: página, folha, lâmina e caderno. A lâmina é utilizada em ambos os lados, ou seja, cada lâmina dá a origem a quatro páginas de um catálogo. Ao fazer o boneco, deve-se levar em conta a dobra, que geralmente é no meio da folha.

Ao imprimir ambos os lados e dobrar no meio, se obtém as 4 páginas do folder. Por conta disso, ao se criar um boneco é preciso levar em conta a contagem das páginas, ou seja, ao se juntar três lâminas consegue-se 12 páginas (4 páginas x 3 lâminas), que equivale a um caderno.

Por isso, é preciso impor a página, isso é, colocar ela na forma em que ao realizar a dobra todas as páginas estarão dispostas de acordo com o desejado, no local certo. Uma boa dica para não afetar a diagramação da página é manter uma margem de 5 milímetros de segurança, evitando um dano no conteúdo.

O que é um boneco

Caderno

Para posicionar corretamente as páginas do caderno, é preciso lembrar que ao imprimi-lo haverá a dobra final. Em razão disso, é preciso posicionar a capa do caderno ao lado da última página do impresso, a contracapa ao lado da penúltima página, e assim por diante.

Deste modo, as páginas serão postas da seguinte forma: 1-12; 2-11; 3-10; 4-9; 5-8; 6-7. Lembrando sempre de que a impressão será na frente e no verso da lâmina. Quando for realizar a impressão, procure averiguar o posicionamento correto da lâmina.

Sem cores

Uma ótima dica para economizar na impressão do boneco é realiza-lo todo em PB, ou seja, em preto e branco, sem cores. Como esse produto é somente para checar se há erros de diagramação e ver como está a ordem das páginas, utilizar o material todo em PB evita maiores gastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *