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Banner ou cartaz: Confira as três principais diferenças e saiba qual o ideal para divulgar sua ideia

Banner ou Cartaz
Se destacar em meio a um mercado altamente competitivo está entre as principais estratégias de sobrevivência das empresas e para isso, adotar recursos de marketing práticos, que garantam resultados rápidos, inclusive, econômicos é o melhor caminho.

Entre os recursos de comunicação visual mais comuns e eficientes que podemos destacar estão os banners e cartazes.

Certamente, ao longo do dia, caminhando pelas ruas ou durante aquela visita ao supermercado, você já se deparou com um destes elementos anunciando um serviço, promoção, evento ou quem sabe até uma homenagem?! Sim, estas são as principais finalidades do banner e cartaz, além de outras propostas que vamos destacar a seguir junto as diferenças de cada um.

Ser visto para ser lembrado!

Ser visto para ser lembrado

Sem dúvidas, este é o clichê mais utilizado na área do marketing e da comunicação visual, afinal, nada melhor do que estar cada vez mais presente no dia a dia do seu público-alvo para fixar determinada ideia, sugerir uma compra ou quem sabe informar sobre uma causa.

O apelo visual está entre as principais estratégias para atrair a atenção das pessoas, por isso, tanto o banner, quanto o cartaz atendem perfeitamente esta expectativa.

A utilização de elementos estratégicos, entre imagens, frases e cores faz com que em poucos segundos, os olhos do consumidor estejam voltados para aquele anúncio.

Por isso é importante escolher as ferramentas certas, desde a edição da arte até a produção final, a fim de que o produto represente toda qualidade da sua marca, produto ou serviço.

Mas daí surge a dúvida, já que o banner e o cartaz assumem o mesmo objetivo, qual a principal diferença entre estes dois elementos? A resposta você confere abaixo, inclusive, enumerada para facilitar sua decisão na hora de escolher a melhor opção.

As três principais diferenças entre o banner e o cartaz

As três principais diferenças entre o banner e o cartaz

Embora estes dois recursos de comunicação visual visam atrair o interesse do público, divulgando e promovendo uma marca, serviço ou ideia, vale lembrar que as diferenças podem direcionar totalmente o resultado da sua estratégia. Vamos conferir?!

  1. Material

Apesar de esta diferença ser bem óbvia, vale destacar que ela reflete em todos os critérios a seguir, por isso vale a pena detalhar um pouco mais sobre este diferencial.

Enquanto o banner é feito de lona com brilho ou fosca, garantindo mais resistência e flexibilidade, o cartaz pode vir em variados tipos de papeis, tais como couché, offset, glossy, inclusive, em adesivo de vinil.

A impermeabilidade da lona possibilita que o banner seja utilizado em qualquer lugar, inclusive, ambientes externos sem se preocupar com a chuva. Já o cartaz de papel, apesar de alguns apresentar impermeabilidade, já é mais indicado para ambientes protegidos.

A estrutura do banner também vem com outras vantagens, ela pode vir com acabamento em bastão, ilhós nos quatro cantos como também possuir ventosas para fixação em vidros. Isso permite uma exposição mais reforçada e segura. O cartaz, caso não seja adesivo, depende de outros materiais para aderir à superfície, geralmente são utilizados fitas adesivas, colas, taxas ou grampos, o que pode tornar sua exposição relativamente frágil.

  1. Durabilidade

A durabilidade do banner e cartaz está diretamente relacionado ao critério acima, o material.

Apesar de o cartaz poder vir em diversos tipos de papeis, alguns até impermeáveis, a lona, sem dúvidas é uma opção mais forte, que resiste a diversos fatores externos, tais como sol, chuva, inclusive, não dobra, ou enrola com o passar do tempo.

Para quem busca uma opção de comunicação visual que permaneça a um longo prazo, o banner de lona pode ser a melhor alternativa.

Vale lembrar, que toda essa qualidade em relação à durabilidade do banner depende muito da escolha do meio de produção, que inclui materiais e impressão, por isso opte por impressões digitais e confira a gramatura da lona utilizada, como acontece na Move Arte.

  1. Tipos e possibilidades de uso

A finalidade do banner e do cartaz é divulgar ou promover uma ideia certo?! Certo! Mas as possibilidades de uso desses dois elementos podem variar, visto que o banner pode ser apresentado em diversos formatos, inclusive, mais tecnológicos.

USO DA LONA

  • Banner: Produzido em lona com estrutura com acabamento em bastão e corda. Muito utilizado por pequenas empresas para promover serviços e promoções, inclusive, apresentações de trabalho com apoio de um pedestal. Muitos utilizam até como painel fotográfico em aniversários e casamentos.
  • Lona Frontlight: Painel com estrutura metálica que necessita de uma iluminação na sua frente, ideal para quem busca recursos mais modernos e não quer perder a atenção do público, nem no período da noite. Geralmente fica exposto em prédios comerciais para auxiliar também na localização.
  • Lona Backlight: Seguindo as mesmas características da versão acima, mas com o diferencial da iluminação, que pode ser interna ou traseira.
  • Faixa: Além do formato e tamanho mais horizontal, esse tipo de banner vem com ilhós nas bordas para viabilizar a fixação. Determinadas estruturas como grades, por exemplo, suportam melhor esse formato.
  • Backdrop: Ideal para grandes eventos, o backdrop pode ser utilizado como painel de fundo para fotos. O formato tente a ser maior do que as outras opções e necessita de uma estrutura para afixá-lo.

Cartazes

  • Cartaz adesivo: Com aplicação facilitada, este cartaz também acaba sendo mais resistente, visto que o vinil suporta água, sol, entre outros fatores externos com mais qualidade do que os outros tipos de papeis. É muito utilizado para divulgação de eventos e promoções, visto que pode ser exposto de forma rápida de prática.
  • Cartaz de papel (Couché, offset, glossy, fotográfico entre outros): A vantagem dos cartazes em papel está relacionada ao custo, que pode ser bem inferior comparado ao adesivo e ao banner também. Para locais internos e protegidos, está pode ser uma solução bem eficaz e o que é melhor, econômica. Só se atente a durabilidade, caso a ideia divulgada deva permanecer em exibição por longo período.

Após estas informações, certamente você já conseguiu escolher qual a melhor opção para promover sua ideia. Independente de qual for, saiba que com a Move Arte você garante os recursos mais modernos e de qualidade para realizar sua Comunicação Visual.

No site da empresa você também encontra ferramentas de edição, que permitem a produção de banners e adesivos facilmente e em poucos minutos. Caso você já tenha seu projeto pronto, conte com os serviços de revisão para análise da arte, que inclui ampliação, inclusão de pequenos textos e melhorias no arquivo.

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