Blog

Adesivo de Vinil ou Papel? Qual o melhor?

Adesivo de Vinil ou papel?

Decidir na fase de projeto

Na hora de escolher um adesivo para compor seu projeto de comunicação visual, seja para personalizar determinados produtos, divulgar ou até mesmo decorar sua casa, surgem sempre algumas dúvidas, principalmente em relação à matéria-prima utilizada.

Os dois modelos mais comuns no mercado são os adesivos de vinil e de papel.

Decidir na fase de projeto

Vale destacar, que ambos possuem suas vantagens e desvantagens, por isso, é essencial considerar alguns critérios, tais como, finalidade de uso, estimativa de durabilidade, inclusive, a qual tipo de exposição o adesivo será submetido, como, por exemplo, áreas externas ou internas, a fim de garantir a melhor opção para seu projeto.

Diante disto, destacamos aqui as principais diferenças entres os adesivos de papel e vinil para te ajudar nesta decisão, inclusive, uma dica extra na hora de elaborar sua arte gráfica. Vamos nessa?!

Adesivo de Vinil

O vinil, também chamado de cloreto de vinil, policloreto de polivinilha ou policloreto de vinil é um material extremamente flexível e resistente, porém, requer um pouco mais de atenção quanto a sua aplicação e descarte.

Adesivo de Vinil

Este material possui uma maleabilidade que permite um manuseio mais intenso, sem afetar sua estrutura, por isso, os adesivos feitos de vinil podem ser removidos e recolocados em determinadas superfícies com muita facilidade.

Por aderir em superfícies não planas e curvas, o adesivo de vinil é muito utilizado em projetos publicitários e decoração de ambiente, inclusive, uma das grandes vantagens deste material é sua impermeabilidade.

A versatilidade também está presente neste tipo de adesivo, visto que suas folhas podem ser cortadas em praticamente qualquer formato, tamanho e cores variadas.

Em meio a todas essas características, o adesivo de vinil é ideal para aplicação em diversas estruturas, tais como vidros (vitrines), veículos e paredes.

Isto porque ele costuma ser mais resistente que outros materiais, inclusive, suporta diversos fatores externos, tais como chuva, vento, altas temperaturas e poeira.

Outro detalhe muito importante é que o vinil não pode ser impresso em impressoras comuns. Os adesivos de vinil devem ser produzidos em impressoras de grande porte que utilizam tintas solventes.

Diante disto é essencial procurar uma empresa especializada, como é o caso da Move Art, que garante diversos produtos de comunicação visual, como adesivos, rótulos, banners, entre outros produtos, através da impressão digital em alta definição.

Tipos de Adesivo de Vinil

O adesivo de vinil também pode ser apresentado em acabamentos variados, como o fosco, brilhante, metalizado, eletrostático e transparente. Confira detalhes de cada um deles!

  • Adesivo de vinil fosco: Com acabamento fosco, estes adesivos são muito usados em decoração de ambientes, visto que além de conter a luz, também apresentam grande durabilidade. São considerados bem modernos e modem remeter mais sofisticação, já que são mais discretos.
  • Adesivo de vinil brilhante: Já os adesivos de vinil brilhante são comuns em peças publicitárias e outros projetos de comunicação visual de empresas, visto que acaba chamando mais atração por conta da luz que atrai. As cores também acabam sendo mais vibrantes.
  • Adesivo de vinil metalizado: Já este tipo de acabamento é indicado para sinalização interna e de veículos. Ele reproduz com exatidão efeitos de substratos metálicos, além de refletir a luz com maior proporção.
  • Adesivo de vinil eletrostático: A fixação deste tipo de adesivo ocorre por meio da estática em vidros ou metais pintados, dispensando a necessidade da cola. Em superfícies maiores é recomendado umedecer a área para maior fixação.
  • Adesivo de vinil transparente: Por preservar a transparência, este tipo de adesivo é indicado para sinalização em vidros, inclusive, rótulos e embalagens, visto que apenas a imagem ou escrita ficarão em destaque, já que não possui fundo com cor.

 

Adesivo de Papel

O adesivo de papel é uma opção muito comum, visto que o valor é um pouco mais acessível do que o de vinil.

Além do valor, outra característica positiva do adesivo de papel é a possibilidade de utilizar matéria-prima reciclável, o tornando uma opção sustentável.

Adesivo de Papel

Vale lembrar, que muitos consumidores priorizam empresas que se preocupam com o impacto que seus produtos causam ao meio ambiente, incluindo desde a embalagem, rótulo e conteúdo, por isso, esse tipo de material também é utilizado como uma estratégia de marketing.

Em comparação com o vinil, o adesivo de papel não apresenta muita resistência, por isso, deve ser evitada a sua aplicação em produtos ou locais que poderão ter contato com umidade, pois apesar da impressão não ficar manchada, o papel poderá enrugar.

Já seu uso em locais internos, inclusive como fotoprodutos ou lembrancinhas é o mais recomendado.

Tipos de Adesivo de Papel

Os tipos mais comuns de adesivo de papel são o fosco (sulfite), reciclado e o glossy (com brilho).

  • Adesivo de papel fosco: O adesivo de papel fosco, também conhecido como adesivo de papel sulfite é ideal para confecção de lembrancinhas para festa e decorações. Apesar do material não garantir muita resistência, se utilizado em locais internos sem umidade pode durar por muito tempo. O custo desse adesivo também é mais acessível.
  • Adesivo de papel reciclado: Os adesivos de papel reciclado ou como também são conhecidos, os adesivos sustentáveis vêm sendo priorizados por empresas que se preocupam com o impacto que seus produtos causam ao Meio Ambiente. Além disso, muitos clientes preferem adquiri-los, visto que além da produção, o seu descarte também é sustentável, pois retornará para o processo de reciclagem.
  • Adesivo de papel glossy: Esse adesivo vem com uma película, que além de brilho garante impermeabilidade. Geralmente é o mais utilizado devido sua maior resistência, entretanto, vale lembrar que mesmo com esta característica de ser impermeável, seu uso não é recomendado para embalagens que serão lavadas, por exemplo. Para estas o vinil ainda é o mais indicado.

 

Conclusão: Adesivo de vinil ou papel

Agora que você conhece as características, indicações de uso e os tipos mais comuns dos adesivos de vinil e papel, deve ter percebido que há várias diferenças não é mesmo?! Para facilitar, resumimos aqui as principais, incluindo uma dica extra!

Adesivo de vinil ou papel

  1. Os adesivos de vinil são mais resistentes que os de papel
  2. Em contrapartida, os adesivos de papel são mais baratos que os de vinil
  3. Os adesivos de papel podem ser sustentáveis, quando escolhido o papel reciclável, por exemplo, para sua confecção
  4. A versatilidade de formas, tamanhos, cores e utilização do adesivo de vinil é maior que a do papel
  5. Os adesivos de vinil são indicados para uso externo, já os de papel para uso interno

Dica extra: seja qual for sua proposta de uso para com o adesivo, saiba que este investimento merece toda qualidade, a fim de que satisfaça suas expectativas.

Por isso, a dica extra é garantir sua produção através de uma empresa especializada, como a Move Arte, que além de contar com as principais tecnologias no ramo de impressão, também poderá te auxiliar no processo de elaboração do projeto.

No site há ferramentas intuitivas, que irão te direcionar desde a escolha da imagem, tamanho e material, até a finalização do adesivo, desta forma, o resultado não poderá ser outro do que a mais pura satisfação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *