Blog

A Arte de se expressar: Impressão Digital X Impressão Ultravioleta

A Arte de se expressar: Impressão Digital X Impressão Ultravioleta 1

A Arte de se expressar: Impressão Digital X Impressão Ultravioleta

Ao longo da história da humanidade, o homem sempre teve a necessidade de se comunicar, antes mesmo da invenção do papel, havia várias formas que possibilitavam a eles se expressarem, na grande maioria das vezes, atrás de desenhos e escritas bem primitivas.

Todo mundo, algum vez na vida, já viu uma foto como essa abaixo, uma caverna cheia de desenhos, isso por que: a arte sempre foi o refugio mais fiel do homem.

Impressão

Assim, com o passar dos anos, isso não mudou, e os desenhos nas cavernas foram se transformando em ilustrações, roupas personalizadas, quadros, banners. Etudo isso, só foi possível graças à evolução das técnicas de impressa, algumas delas são tão uteis e famosas que se tornaram milenares e são utilizadas até os dias de hoje.

A tipográfica é uma delas, essa técnica surgiu na China, por volta do século V, aproximadamente, no mesmo período onde surge a criação do papel. Dessa forma, inicialmente, a demanda era para ilustrar principalmente as artes e textos budistas da época.

O processo de impressão era bem rudimentar, os textos e ilustrações eram gravados em pedaços de madeira negativa, assim era passado tinta em cima dessas placas de madeira para que fosse possível a reprodução em um papel.

A impressão trouxe conhecimento para todos e aproximou ainda mais as pessoas da arte, ela revolucionou o mundo e, a cada dia, que passa está se reinventado.

Com avanço da tecnologia, surgiram muitas outras formas que facilitaram a impressão, hoje em dias, existe uma grande disputa entre dois dos principais métodos: Impressão Digital e Impressão Ultravioleta.

Impressão digital: Como funciona?

 

Impressão Digital Mimaki

A impressão digital é um processo que permite imprimir e reproduzir ilustrações e textos, tendo como ponto de partida um arquivo digitalizado que, normalmente, deve estar em formato de PDF.

Se você não sabe como exportar seu arquivo do Corel diretamente em PDF para enviar a uma gráfica, nós da MoveArte temos um guia completo pra você! É só clicar na imagem abaixo que você será redirecionado para pagina, onde vai aprender de uma vez por todas, como ter segurança e agilidade ao enviar suas artes para a impressão.

Durante o processo de impressão Digital a impressora recebe as informações do arquivo enviado para gráfica por meio de bits eletrônicos, assim essa tem acesso a informações como:

  • Posição do arquivo;
  • Cores a serem utilizadas;
  • Espaçamento entre as figuras;
  • Fontes;
  • Entre outras coisas.

Dessa forma, é possível transferir a arte do cliente para a mídia desejada. O processo de transferência da imagem é realizado a partir da atração de pigmentos em um rolo e fusão dos pigmentos já compostos na mídia.

Impressão Ultravioleta: Como funciona?

 

Impressão Ultravioleta Mimaki

Esse é o tipo de impressão que mais tem crescido nos últimos anos. Ela possibilita a impressão sobre os mais diferentes tipos de materiais, proporcionando alta qualidade e diversas vantagens para os consumidores como:

  • A secagem rápida da tinta;
  • Durabilidade;
  • Cores mais vivas.

Por esses motivos, a impressão UV, tem se destacado no mercado gráfico como uma grande aposta devido ao seu grande diferencial de secagem de tinta, que por sua vez, é acelerado através da exposição de raios UV emitidos pelas lâmpadas contidas na “cabeça” da impressora.

Além do processo de impressão UV ser mais eficiente que os demais, ela ainda conta com uma particularidade muito benéfica para o nosso planeta, pois não utiliza compostos químicos nocivos ao meio ambiente.

O processo de impressão UV é conhecido como Cura Led, ele funciona a partir da exposição da mídia a ser impressa a uma luz ultravioleta. Assim, a impressora aplica de forma instantânea a tinta no material.

Dessa forma, o processo de secagem acontece graças à energia provinda da luz do laser e não utilizando o calor ou a evaporação imediatamente após a impressão.

Devido a isso, a tinta permanece no estado líquido quando está na “cabeça” da maquina, evitando desta forma o risco de entupimento.

Nos da MoveArte trabalhamos, incansavelmente, para levar pra VOCÊ, os melhores serviços e preços do mercado. Nossa missão é espalhar a Arte pelo mundo, trazer cor aos lugares, dando vida e eternidade aos ambientes.

Conheça nossos produtos e descubra como espalhar alegria, você cria a gente tira da teoria!

Se gostou do conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter, você pode receber outras dicas como essa, e ainda melhor, descontos exclusivos para suas próximas impressões

COMPARTILHE CONHECIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *