Blog

5 Tipos de impressão Gráfica: Da Tipografia à Impressão Digital UV

5 Tipos de impressão Gráfica

5 Tipos de impressão Gráfica: Da Tipografia à Impressão Digital UV

A evolução da impressão não para. De tempos em tempos surgem equipamentos e tecnologias cada vez mais aprimoradas e eficientes, garantindo com que a comunicação gráfica seja a cópia fiel da realidade projetada.

Desde antes de Cristo, a humanidade buscava meios para gravar superfícies, através de estruturas cilíndricas passadas por cima de barro. Mas foi com a prensa de Gutenberg no século XV, que a técnica de impressão foi revolucionada, possibilitando a gravura prática e rápida de livros, como a Bíblia Sagrada, por exemplo.

Desde então, os processos de impressão foram se tornando cada vez mais práticos e eficientes.

Para contar um pouco da história da impressão e as diferenças entre seus tipos, destacamos os principais processos que marcaram época até os meios mais modernos, utilizados nos dias de hoje, como a impressão digital UV.

Impressão Tipográfica

No século XV com a adaptação de uma prensa de espremer uvas, Johannes Gutenberg garantiu uma das maiores inovações de todos os tempos, inclusive, contribuiu com a disseminação e democratização do conhecimento, por meio das impressões de livros, jornais, entre outros materiais informativos através da impressão Tipográfica.

O processo era realizado através de tipos móveis, pequenos blocos metálicos com letras em relevo sequenciais, que eram manuseadas de acordo com o conteúdo a ser impresso.

Este sistema revolucionou a comunicação mecanicamente impressa, evoluindo para impressão Litográfica, e logo após, Offset.

Impressão Tipográfica

Impressão Offset

A Impressão Offset é a litografia aperfeiçoada e automatizada, de acordo com os próprios profissionais gráficos.

Enquanto na Litografia o papel recebia a gravura diretamente da pedra ou da chapa de zinco, através de um cilindro de pressão; no sistema Offset o papel recebe a imagem de forma indireta, por meio de um cilindro intermediário, que anteriormente, também recebeu a imagem de uma chapa ou forma de impressão.

Desta forma, não há possibilidade do resultado da impressão ficar borrado, visto que a imagem não é impressa diretamente no papel.

No sistema offset, a repulsão entre a água e a gordura (tinta), possibilita a impressão em quase todos os tipos de papéis, inclusive, em algumas superfícies de plástico.

Impressão Offset

Impressão Rotogravura

Muito comum para a impressão de jornais, o sistema de Rotogravura utiliza vários cilindros para transferir os elementos gráficos para o papel.

Estes cilindros possuem pequenas perfurações que servem como depósitos de tinta durante o processo de impressão.

Considerada rápida e abrangente, devido à capacidade de garantir quantidades bem altas de impressões de uma só vez, a rotogravura possibilita a gravura simultânea da frente e verso, inclusive, com todas as cores em apenas uma passagem.

 Impressão Serigrafia

A impressão Serigrafia consiste na utilização de uma tela com moldura de madeira, alumínio ou aço, onde é depositada uma determinada quantidade de tinta. Com o auxílio de um rodo ou puxador, esta tinta vaza para o substrato abaixo dela gerando a imagem.

Este processo também é conhecido como Silkscreen ou impressão à tela, inclusive, é muito utilizado para a gravura de itens como camisetas, canecas e cartazes.

Impressão Serigrafia

Impressão Digital UV

Chegando aos dias atuais, está ai o sistema mais atual e moderno de impressão, que vem garantindo resultados cada vez mais satisfatórios e de alta qualidade.

Em meados do ano de 2001 surgiram os primeiros sistemas de Impressão Ultravioleta (UV).

Com o passar dos anos, este sistema foi sendo aprimorado e hoje, sem dúvidas, é o mais eficiente do mercado de impressão.

Na impressão digital UV, luzes ultravioletas são utilizadas para secar ou curar a tinta instantaneamente.

Entre as grandes vantagens, esta a qualidade e a durabilidade da impressão, que é muito maior comparada à impressão digital convencional.

Além de não dispersar a tinta no substrato durante o processo, ela garante uma secagem ultrarrápida, inclusive, várias superfícies podem ser gravadas com este sistema, tais como:

  • Lona
  • Acrílico
  • ACM
  • MDF
  • PS
  • PVC
  • Espuma XPS
  • Vidro
  • Adesivo
  • Variados papeis

Já a qualidade da resolução das imagens chega a 1440 dpi, extremamente nítidas e trazendo resultados fieis ou até superiores ao projeto digital original.

Impressão Digital UV

Impressão digital convencional X Impressão UV

De acordo com nosso gerente de produção Wagner Soares:” O método de impressão de cada projeto realizado na plataforma esta entre a eficiência da impressão convencional e da UV, que pode variar de acordo com o tipo de material utilizado, entretanto, a UV ainda supera quanto à qualidade final e tempo de fabricação.”

Na impressão digital convencional, a secagem ocorre através da evaporação do solvente da tinta, o que torna o processo mais lento, comparado ao sistema UV.

Na impressão UV, como destacado acima, a secagem da tinta é feita instantaneamente ao entrar em contato com a luz. O manuseio da impressão pode ser feito quase que imediatamente, acelerando seu processo de produção.

Outra grande vantagem da impressão UV é que as tintas utilizadas durante o processo, não possuem solventes voláteis, o que evita a emissão de substâncias nocivas no ar durante a secagem, tornando esta alternativa sustentável.

Conclusão

Conhecer os diversos tipos de impressão, assim como se atentar ao funcionamento do sistema escolhido reflete diretamente na qualidade final do seu projeto gráfico.

Para valorizar o layout da sua arte, marca, produto ou serviço, é extremamente fundamental transmitir a mensagem fiel da proposta, por isso conte com o profissionalismo e tecnologia da Move Arte.

Além de oferecer a impressão UV, a Move Arte, gráfica on-line, também te auxilia na elaboração de todo o projeto, disponibilizando, inclusive, a ferramenta de “Contratar Criação”.

Através dela, seu time especializado nas mais eficientes estratégias de comunicação visual garante a você, uma arte pronta, que poderá evoluir para os mais variados tipos de produtos comunicacionais, entre, adesivos, banners, rótulos e muitos outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *